Um Processo Em Vagas

Pergunta: Como avalia o estado grupo mundial? O que nos falta e o que precisamos fazer para desenvolvermos um ataque conjunto focado?

Resposta: Na minha opinião, vocês já sentiram sobre vós mesmos que quando vocês aprendem dentro do grupo com seriedade e firmeza, tentando reunir forças para lidarem com as pessoas, com os amigos e com a aprendizagem corretamente, com o mundo inteiro em geral, então subitamente vocês sentem algum tipo de confusão, uma desordem inexplicável, tudo se escapa das vossas cabeças e nada está conectado. Vocês não sabem onde estão, alguma coisa está acontecendo que não está clara.

Alguns dias passam, talvez uma ou duas semanas, dependendo de qual a parte do percurso no qual a pessoa se encontra (no início isto poderá ir até ter até dois meses e possivelmente ainda mais) e depois disso estes estados tornam-se compactados. Eles tornam-se cada vez mais curtos, mas apesar de tudo isso, a cabeça sente uma confusão.

E então subitamente tudo se torna claro, esclarecido e organizado. Vocês aprendem num novo nível, com maior compreensão e sentimento, e novamente tudo progride suavemente e bem.

Há um processo cumulativo de suas intenções, ações, aprendizagem e de repente vocês entram novamente num vórtice interno inexplicável, vocês não se conseguem concentrar mental e emocionalmente. Vocês estão completamente perdidos e, de repente, após alguns dias ou talvez algumas horas ou semanas, tudo fica esclarecido. Este é o processo.

Baal HaSulam escreve que, quando ele estava num estado como esse, ele não se aplicava nos livros , não tentava ler ou aprender muito. Ele precisava abastecer-se internamente com tudo, reorganizar e digerir tudo dentro de si mesmo para que a Luz o levasse para outro nível e lhe transmitisse determinados elementos para que ele pudesse começar a entender, a ver e a sentir tudo de forma diferente.

Pessoalmente, penso que uma pausa como esta é fundamental, e, aliás, isto é muito vulgar na vida cotidiana. Eu me lembro que quando eu estava estudando, tivemos um professor que era assistente e que nos disse para irmos ao cinema à noite e vir de manhã fazer o exame. E ele estava certo. Isso realmente ajuda, pois torna-se possível serem organizados e não absorverem apenas o que está escrito nos livros.

Do Congresso de S. Petersburgo 11/07/13 , “Lição Preparatória”