Questões Sobre Punição e Orgulho

Pergunta: Parece haver um paradoxo: Está escrito que “Não há outro além Dele”, o que significa que o Criador é a fonte de tudo. Mas então como eu trato uma pessoa que está tentando me machucar?

Resposta: Também está escrito: “O Criador te envia o bem através de boas pessoas e o castigo através das más”.  Portanto, aqueles que cometem atos malignos não devem ser punidos porque eles fizeram algo ruim, mas porque esses, mereceram ser os condutores através do qual o Criador canalizou o mal em nosso mundo. Acontece que a punição realmente não é punição, mas a correção da pessoa e do mundo.

Pergunta: Em uma de suas entrevistas você disse a um jornalista que não se considera um professor e é indiferente ao que os outros dizem sobre você. Por que você fez isso? Definitivamente, isso lança uma duvida  sobre a disseminação da Cabala.

Resposta: A crítica é muito saudável, porque é um remédio preventivo contra o orgulho.Também está escrito: “O Criador pressiona uma pessoa a quem Ele favorece.” Além disso, Ele envia sabotadores e acusadores contra essa pessoa, a fim de ajudá-la a derrotar o seu orgulho e egoísmo. Além disso, como nas ações contra Klipot como“Maim Acharonim”, “Seir le Azazel”, e outras, existe uma obrigação de jogar os “ossos aos cães.” Verdadeira disseminação irá beneficiar-se ainda mais.

Material Relacionado:
Orgulho Nos Separa da Luz

Comente