Medo É o Primeiro Passo Em Direção ao Amor

O primeiro passo para chegar ao amor e à doação é conseguir sentir medo. Isto é como uma mãe que está constantemente em um estado de medo, de se preocupar com seu bebê e tudo o que acontece com ele. Essa preocupação natural constantemente palpita dentro dela e não permite que ela descanse.

Precisamos chegar à mesma atitude e preocupação com o Criador, isto é, preocupar-se constantemente e tremer, verificando a nós mesmos: Eu estou pensando Nele, posso eu acrescentar alguma coisa a mais no meu respeito por ele? Se eu quiser obter a qualidade de Bina, então a qualquer pessoa que eu quiser doar é como meu filho. O fato de eu chamá-lo o Criador é irrelevante. Devo preocupar e cuidar Dele como eu cuidaria do meu próprio bebê, porque eu quero ser um doador.

A partir deste ponto, a ligação com uma pessoa com o Criador começa. No entanto, para que isso aconteça, precisamos conseguir o mesmo tipo de conexão com a humanidade, ou pelo menos com uma pequena parte: o nosso grupo. Eu preciso aprender a me preocupar com isso como se eu me preocupasse com alguém que eu amo e quero. Estamos dando exemplos semelhantes ao nosso mundo: a preocupação com nossos filhos ou pais, para alguém que está fora de mim, mas ainda está ligado a mim com laços inseparáveis.

Um medo interior ou trepidação precisa viver dentro de mim: Serei capaz de ajudá-los e fazer bem a eles? Esta é a qualidade de Bina a partir da qual tudo começa e, acima dela, começamos a construir doação e amor. O Criador nos dá esses exercícios para o nosso egoísmo, para que possamos gradualmente alcançar uma realidade diferente – a de um altruísta. Isto funciona assim para que possamos ter exemplos e uma base sobre a qual construir a qualidade de Bina, doação, dentro de nós.

Da 1a. parte da Lição Diária da Lição Diária da Cabala de 22/7/10, do Artigo. “Hoje Vocês Levantam,  Todos Vocês”.

Material Relacionado:

Dos Erros Que Podemos Aprender
Ficando À Frente Do Egoísmo