Ficando À Frente Do Egoísmo

Dr. Michael LaitmanUma pergunta que recebi: Você falou repetidamente sobre a nossa tendência de fugir da espiritualidade muito tempo antes de realmente nos aproximarmos dela. Por outras palavras, o nosso egoísmo nos afasta do estado espiritual ao dar certos passos para trás. Como podemos nós evitar o erro e ir contra o ego?

Minha Resposta: Você precisa de se preparar a si mesmo com antecipação. Quando está já a acontecer, nada ajuda. O ego engana e o seduz de qualquer maneira. Você precisa de se assegurar a si mesmo em antemão, constantemente. Isto é similar a um alpinista que está atado a uma pessoa e essa pessoa está ligada a outra pessoa, e assim por diante. Esta interconexão mútua é essencial.

No nosso caminho, uma pessoa pode perder a sua aderência a qualquer momento. Sem este elo com os outros, ela cai num abismo e então precisa de subir de volta. Uma vida inteira pode ser desperdiçada nisto. É por isso que a pessoa pode falhar em alcançar a espiritualidade ou avançar através dos 125 graus dentro do seu tempo de vida.

Tudo está ordenado numa maneira muito precisa, lógica, e adequada. É a lei da natureza. Não há  mimos do lado do Criador, em que Ele diz “Oh, tu és tão pequeno, eu amo-te, eu farei tudo por ti…”. Não, isto não existe. A força de doação e a força de recepção estão em oposição uma com a outra. A pessoa precisa de encontrar a interconexão entre elas e agir de forma precisa. Isto é uma lei.

É como no nosso mundo, em que nós nos ajustamos de alguma maneira e criamos condições artificiais para nós mesmos. Não há misericórdia na natureza de acordo com o nosso entendimento deste termo. O nosso entendimento de misericórdia é receber o que nós não merecemos. Contudo, isto é impreciso. Por que deve ser assim? Por que você é tão bonito?

Desta forma, se nós compreendêssemos a essência da natureza e como devemos nos comportar em respeito a ela, nós teríamos verdadeiramente sucesso. Nós justificaríamos as acções do Criador em vez de esperar misericórdia. Nós devemos estudar as leis da natureza e executá-las precisamente dentro de nós mesmos. Então não haverão problemas. Nós veremos quão perfeita e eterna ela é e que nos tornaremos como ela.

Pergunta (continuação): Então, qual é a solução? Como a pessoa pode se preparar a si mesma antecipadamente?

Minha Resposta: Apenas estando conectada aos outros. Esta condição foi-nos atribuída a nós. Apenas o estado da garantia mútua pode ajudar. É como os alpinistas. Apenas você e eu juntos podemos alcançar o objectivo. Por outras palavras, eu preciso de pensar sobre você e eu do mesmo jeito. Eu preciso de me preocupar por cada uma das suas acções, tal como eu faço com as minhas próprias.

Pergunta (continuação): Com alpinistas, é óbvio: se alguém cai, é possível realmente percebê-lo. Mas aqui, é diferente. Você volta à elegância deste mundo a toda a hora, e isso faz-o feliz.

Minha Resposta: Isto também cai sob o mesmo programa da garantia mútua, a realização mútua de que nós avançamos neste estado e precisamos de nos agarrar uns aos outros. Nós precisamos de perceber isto.

A pessoa deve estar preocupada com o que acontece aos outros, pois caso contrário ela não irá alcançar o objectivo. Então, sob a influência da Luz Superior, você adquire tal sensação com respeito a eles, onde eles se tornam mais importantes que você. Tal como no nosso mundo, quando você começa a preocupar-se com a criança de outra pessoa qualquer, esta criança torna-se mais importante para si e você começa a amá-la. Esta é a influência da Luz Superior.

Experimente, e você verá.