Dos Erros Que Podemos Aprender

Introdução ao Estudo das Dez Sefirot, Item 58: Com isso, compreendemos as palavras dos nossos sábios: que aquele que se arrepende pelo medo é recompensado com seus pecados tornando-se erros. … Os pecados se estendem a ele a partir da recepção da Providência por supressão dupla, ou seja, a ocultação dentro da ocultação …. Uma supressão significa que ele acredita na Providência da recompensa e punição. No entanto, devido ao acúmulo de sofrimento, às vezes ela vem com pensamentos de transgressão.

Porque é que uma pessoa comete um erro? É porque ela não viu que ela estava errando. No entanto, ela nem mesmo deveria ver, ou deveria? Nosso trabalho todo é de adquirir uma nova visão de fé acima da razão. Assim, no começo, não percebemos a espiritualidade para que depois possamos vê-la à luz da doação. A espiritualidade não pode ser vista à luz egoísta.

Ninguém escondeu a espiritualidade ou a cercou fora de nós. Nós escondemos de nós mesmos devido ao nosso desejo egoísta. É por isso que começamos a perceber a espiritualidade só quando nos elevamos acima do nosso egoísmo. É semelhante a mim diante de um muro, uma barreira. Elevando-se acima dele, posso ter um vislumbre do que está além.

É assim que podemos descrever a nós mesmos e o que é a fé está acima da razão. Até eu estou “dentro da razão”, abaixo da barreira, eu não posso ver o mundo espiritual. Meus órgãos de percepção são diferentes, entretanto, eu tenho que começar a perceber a realidade do desejo de doar. Quando a Luz Refletida brilha sobre mim, me revela a realidade espiritual, que posso ver nesta Luz.

É por isso que, naturalmente, eu errei, e cometo crimes, enquanto não vejo a espiritualidade. Como eu não poderia ter cometido um erro? No entanto, por que não são chamados de “transgressões”? Isso porque, graças à revelação e correção dos meus erros, eu me corrijo.  Desta forma, eu cheguei ao nível de “arrependimento pelo medo”, isto é, que eu construí a tela para doação a fim de doar.

Aprendi com meus erros, pois é impossível corrigir alguma coisa, até que a pessoa revele todo o mal do desejo egoísta. Isso é chamado identificar um erro. Ao corrigir certa medida do erro que foi revelado a mim, eu executo um mandamento.

Daí, na conclusão do arrependimento, a pessoa corrige todos os seus erros. É precisamente por causa deles e graças a eles que a pessoa chega à doação. Todos esses erros foram o resultado da ocultação.

Da 3a. parte da Lição diária de Cabala 6/13/10, Introdução do Estudo das Dez Sefirot

Material Relacionado:

A ocultação está escondida dentro de mim?