Livre Arbítrio e Disseminação

Pergunta: Você, às vezes, fica com raiva de alguém e depois olha para trás e lamenta, porque se lembra de “Quem veio”?

Resposta: Eu não fico chateado, desde que isso não se refira ao livre arbítrio da pessoa. Se isso se apoia na capacidade de alguém no livre arbítrio, eu poderia ficar realmente bravo.  Por “livre arbítrio”, eu quero dizer que se trata de espalhar a sabedoria da Cabalá. Nesse caso, cuidado: Isto não tem nada a ver com o Criador. Isso está diretamente ligado a um senso de responsabilidade. Aqui eu sou implacável.

Pergunta: Mas tudo vem do Criador?

Resposta: Não, não é isso. Espalhar Cabalá eficiente, corretamente, e assim está dentro de seu livre-arbítrio, é um dever e uma obrigação que uma pessoa deve ver. Caso contrário, por que estudar a Cabalá? Por que precisamos dela? Nós apenas permanecemos como animais. Nós somos apenas humanos, na medida em que usamos a sabedoria da correção que foi dada a nós. É nosso dever chamar a Luz para a nossa correção. Quando uma pessoa não faz a sua parte ou faz mal, principalmente quando a oportunidade, não consigo suportá-la.

É a única coisa que me causa raiva e nada mais. Em todas as outras áreas, eu nem sequer tenho o poder de forçar uma pessoa a fazer ou não fazer alguma coisa. Me referiro especificamente ao livre-arbítrio e ao fato de que é dado a uma pessoa utilizar.

Pergunta: O livre arbítrio não se aplica somente à dissmeinação, mas também, ao estudo?

Minha resposta: Se relacioado com oestudo, atitude com o grupo,  os livros sobre cabala, o professor e o criador: tudo que está relacionado ao indivíduo e ao avanço geral acerca do propósito.

As vezes uma pessoa precisa passar por estados ruins. Ela deve. Seu livre arbítrio se fortifica quando ela sofre através deles, por si mesma. Eu não posso interferir. De outra forma, eu estaria agindo como o criador, como se fosse, externamente, do Alto, mas isso não está certo e não é permitido.

Pergunta: Então há dois tipos de livre arbitrio: um com obrigação (disseminação) e um sem (estados ruins)?

Minha resposta: Não. Eles são os mesmos já que ambos demonstram a titude da pessoa em relação ao seu crescimento espiritual. Todos estão completamente ligados entre si.