Não Faça Uma Imagem de Escultura do Criador

Dr. Michael LaitmanRabash, o artigo “O que significa ‘Louvai ao Senhor, todas as nações’ no trabalho?” (Salmo 117:1): Deve ser explicado por que O Zohar diz que todas as nações têm um ministro sobre si, enquanto que isto não ocorre com a nação de Israel; somente o Criador governa sobre eles. A nação de Israel é propriedade do Criador.

O Criador é chamado de linha média, ZeirAnpin. Essa característica não existe nos inferiores, se eles não realizarem atividades especiais a fim de ser o seu portador, um vaso para a linha média.

Portanto, o Criador não tem imagem ou corpo. A linha média não existe na natureza; ela aparece apenas na condição de que os inferiores se coloquem entre as duas linhas: direita e esquerda.

E todo o resto das forças da natureza é chamado de ministros do Criador, porque elas existem por si mesmas e são resultado de duas forças ativas na realidade: a força de recepção e a força de doação. Elas são chamadas de anjos, forças que controlam as 70 nações do mundo.

Mas a nação de Israel, aqueles que buscam Yashar-El (direto ao Criador), não tem Criador até que estabeleça seu vaso e descubra a linha média nele. O Criador (Bore) significa “venha e veja” (Bo-Re). Enquanto a linha média não for criada, a nação de Israel não tem ninguém a quem recorrer.

O Criador é revelado apenas e só com a condição de que a pessoa construa-se e adapte-se às características do superior. Desta forma, ela cria um lugar para a descoberta do poder superior. Enquanto o inferior não estiver pronto para essa revelação, o superior não existe e não tem onde ser descoberto.

Daqui deriva a proibição: (Êxodo 20:3) “Não farás para ti imagem de escultura, nem qualquer tipo de semelhança” do Criador, pois isso nos impede de fazer o trabalho correto.

Da 1 ª parte da Lição Diária de Cabalá de 06/06/14, Escritos do Rabash