O Milagre De Hanukkah

Um milagre é uma conexão que eu não entendo entre uma ação e um resultado, é quando de repente minha ação causa um resultado completamente improvável, mas grande. Este é o significado do verso “Eu trabalhei e encontrei.” Temos de fazer esforços durante os estudos e tentar encontrar tudo o que está sendo discutido dentro de nós. Mas o que encontramos será completamente inesperado, apesar de falarmos sobre isso e esperamos para que isso aconteça. Quando recbermos, vamos ficar chocados com a forma como fomos incapazes de imaginar corretamente este achado!

É por isso que nós chamamos de milagre. Qual é o kli de óleo que eu tenho para acender? Refere-se às qualidades que eu tenho que encontrar dentro de mim. O azeite é a minha vontade para desfrutar. Eu tenho que entender como a acender a Luz e criar um novo pavio usando os meus esforços para trazer o pavio para fora. O pavio é a minha oposição para usar o meu desejo diretamente, para receber para o meu próprio bem, quero usá-lo em uma forma equivalente, como a luz. É por isso que eu trago um pavio do desejo, que inclui um pouco da minha vontade de receber, mas apenas tanto quanto eu sou capaz de fazer semelhante à Luz e para cancelar o meu egoísmo. Eu estou pronto para usar-lo para o bem dos outros. Por enquanto só estou disposto a conceder uma mecha fina e pequena. E eu sempre que verificar para me certificar de que não estou fazendo isso por minha própria causa. Eu sempre acho que eu atingi isso, mas acontece que eu não fiz.

Isto acontece repetidamente outra vez porque eu constantemente revelo novos desejos egoístas dentro de mim. Isso é como eu gradualmente  venho a discernir todos eles, até que, finalmente, crio um pavio dentro de mim – uma linha fina (Kav Dak) dos meus desejos, medindo de mim para o Criador.

O extremo superior ou qualidade desse pavio é semelhante à Luz, e é por isso que acende. e as trevas brilham como a Luz. Se eu posso imaginar este estado dentro de mim, dentro de meus desejos e qualidades, isso significa que eu já estou nele. Isso significa a chegada de Hanukkah, a festa da Luz.

Uma pequena vela acende em mim. Dentro do meu enorme desejo egoísta, existe uma pequena parte onde existem Luzes de doação.  Esta parte do desejo anseia por apreciar junto a Luz que é capaz de brilhar nele, e ela é chamada a minha alma. É muito pequena agora, mas como eu continuo a corrigir o meu grande desejo, eu gradualmente transformo tudo isso para a Luz. Todo o nosso trabalho espiritual reside em encontrar todas essas qualidades dentro de nós.