O Que O Estudo Da Torá Nos Dá Especificamente?

959De uma carta:

Sou uma professora com pouca experiência e não sou judia. Mas sempre me interessei pelo fato de você ensinar seus filhos a ler desde os três anos. Eu sei que muita atenção é dada à memorização do texto.

“Você” refere-se aos judeus.

Sabe-se que crianças do ensino fundamental podiam ler toda a Torá fluentemente e de memória. Elas podiam até dizer quantas vezes e em qual página uma determinada palavra é mencionada.

Eu tenho muitas perguntas. Claro, aprendemos muito na universidade, mas suas respostas são especialmente importantes para mim. Eu aproveito muito de seus programas. A primeira questão é: O que significa começar a estudar aos três anos?

Resposta: Isso dá desenvolvimento.

Pergunta: “O que essa memorização rigorosa do texto proporciona?” ela pergunta.

Resposta: É também o desenvolvimento da memória.

Pergunta: Qual é o propósito disso para a criança?

Resposta: Para que ela conheça bem a Torá, possa recordar qualquer parte de memória e citá-la.

Pergunta: Por que especificamente a Torá?

Resposta: Para desenvolver habilidades em uma pessoa que não podem ser desenvolvidas por mais nada. Por nada mais. Tenho conversado com muitas pessoas que estudaram a Torá desta forma, e elas dizem que é impossível transmitir isto a quem não a estudou. Os textos da Torá “ligam” a mente de uma pessoa em um todo harmonioso.

Pergunta: Então, em princípio, o objetivo é aproximar a pessoa dessa harmonia?

Resposta: Sim.

Pergunta: Como um Cabalista lê a Torá?

Resposta: Um Cabalista não lê a Torá, ele a vê. Ela evoca imagens dentro dele. Não aquelas ilustradas em livros. Ele vê suas próprias imagens pessoais por trás das palavras.

Pergunta: Todas essas camadas foram removidas?

Resposta: Isso é impossível de explicar.

Pergunta: Outra pergunta dela: “O progresso nos levou ao ponto em que memorizar textos é desnecessário. As informações podem ser obtidas instantaneamente. Quais são as vantagens e desvantagens disso, na sua opinião?”

Resposta: O fato de podermos fazer malabarismos com textos, livros e enciclopédias da maneira que quisermos e encontrar citações em segundos é natural, por um lado. Mas por outro lado, extrai a alma de tudo isso. Isso resulta em informação pura.

Pergunta: E há alma em aprender a Torá desta forma?

Resposta: Desta forma, sim. Claro!

Pergunta: Sua última pergunta: “Acabei de começar a lecionar. Qual é a coisa mais importante para ensinar às crianças?”

Resposta: A coisa mais importante para ensinar às crianças é ter a atitude correta em relação ao material que você está ensinando. Elas devem compreender que o próprio processo de aprendizagem as desenvolve. Portanto, não importa o que você estuda, mas o próprio processo transforma uma criança pequena em pessoa.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 08/04/24