O Dilema Que A Humanidade Enfrenta

115.06Pergunta: Como encontramos esse ponto onde podemos interagir entre nós no nível dos desejos e aspirações em direção ao Criador, em vez de no nível dos corpos e personagens?

Resposta: Não falamos absolutamente sobre o corpo animal. Não tem relação com o trabalho espiritual porque pertence ao nível do nosso mundo. Não falamos sobre nosso caráter porque o Criador nos monta. Este é o Seu “problema”. Ele nos criou com esses personagens e nos reuniu do jeito que somos, para que entendamos que só podemos nos unir com a Sua ajuda.

Além disso, Ele reúne pessoas muito difíceis: nervosas, raivosas, criteriosas e propensas a criticar. Os Cabalistas de todos os tempos foram as pessoas mais terríveis, os maiores egoístas. Caso contrário, não exigiriam o conhecimento do sentido da vida, da sua causa, da sua fonte. Para isso é necessário um grande desejo egoísta.

São pessoas que não conseguem pensar em ninguém além de si mesmas. Não que sejam rudes ou cruéis, não. É assim que são por dentro. E são elas que começam a revelar que não podem se unir, mas devem fazê-lo.

Aqui surge um dilema que a humanidade enfrenta. Se não nos unirmos, no final chegaremos à destruição. Veja o que está acontecendo hoje, que atritos entre todos, que cálculos. Horror! Tantas fontes de todos os tipos de conflitos!

O Criador desperta isto deliberadamente entre nós para que entendamos que não pode haver nada melhor do que a unidade. Mas não podemos nos unir. Nem pensamos nisso porque entendemos que é inútil, que cada estado só se preocupa consigo mesmo. Além disso, dentro de cada estado existem dezenas de correntes, partidos, que o destroem. A sociedade humana está se destruindo por dentro pelo seu egoísmo.

E aqui devemos demonstrar que contra o egoísmo existe uma força que pode nos unir. Em geral, todos concordam que revelar tal força é bom. Só precisamos mostrar através do nosso próprio exemplo que isso é possível.

Então poderemos convencer a humanidade, não teoricamente e nem com belas palavras, a aspirar também à garantia mútua; vamos mostrar como funciona. Caso contrário, ninguém nos levará a sério. Isto é o que devemos fazer.

Da Lição Diária de Cabalá 17/02/20, “Preparação para a Convenção”