Do Sofrimento Físico Ao Sofrimento De Amor

294.2Pergunta: Você escreveu em seu blog que o Coronavírus ainda não é nada. Existem vírus mais graves guardados para nós, vírus da próxima geração que afetarão a nossa psique, psicologia e trarão o caos ao mundo.

Por quê? Nosso trabalho não afetará de alguma forma o resultado positivo dos acontecimentos? Ou existem coisas no mundo que não podem ser interrompidas de forma alguma? Ainda seguimos em frente, e você disse que num futuro próximo, pelo menos uma dezena entrará na espiritualidade.

Resposta: Se uma dezena entrar, todas elas entrarão. Isto é antes de tudo.

Em segundo lugar, seremos, evidentemente, capazes de converter todos os vírus futuros em vírus positivos, e estou certo de que o faremos.

Mas devemos compreender que o desenvolvimento da humanidade é o desenvolvimento do egoísmo. Ele continua e às vezes dá resultados positivos. No entanto, todos os resultados positivos acabaram e só nos aguardam resultados negativos. Não importa quão maravilhosas sejam a ciência ou a tecnologia, já não esperamos nada de bom do progresso tecnológico; a humanidade terminou este caminho.

Agora depende de nós. Portanto, Baal HaSulam escreve que estamos na última geração, isto é, na geração em que o egoísmo atingiu um estado tal que deve ser corrigido. Isso é o que estamos fazendo.

Não creio que seremos capazes de parar completamente os vírus porque a humanidade ainda precisa de um “chicote” para empurrá-la, para de alguma forma conscientizá-la da insignificância da sua natureza e estado e da necessidade de fazer alguma coisa.

É preciso entender que o próprio sofrimento, por mais desagradável que seja, purifica a pessoa. Este é um caminho indesejável, mas quando acontece ainda é uma limpeza. Faz com que a pessoa desperte e comece a pensar no que deve fazer.

Ou seja, o sofrimento é útil, só que não deve ser físico, mas sim o sofrimento de amor, quando tenho a sensação de que posso conseguir uma conexão com o Criador, mas por algum motivo ainda não consegui. Tal sofrimento de amor é muito útil. Procuremos ter apenas esse sofrimento.

Da Lição Diária de Cabalá 19/02/20, “Preparação para a Convenção”