Convite À Correção Pela Luz Superior

944Pergunta: Viemos ao grupo para alcançar a desesperança e o desamparo comuns?

Resposta: Não. Viemos ao grupo para revelar o Criador dentro dele. Porém, quando começamos a trabalhar, revelamos a impossibilidade de nos conectarmos pelos nossos próprios esforços.

Da mesma forma, a humanidade deve convencer-se, no seu nível inferior, de que é incapaz de alcançar uma vida humana terrena normal. Nada funciona para eles na vida familiar, na criação dos filhos, na tecnologia, no trabalho, na cultura ou na ciência; o que quer que façam, eles apenas prejudicam a si mesmos. Gradualmente, a humanidade verdadeiramente se convence disso.

Então eles são convidados a corrigir isso com a luz superior, a energia positiva que atua dentro de nós. A Cabalá explica que esta energia só pode ser extraída do trabalho comum em nós mesmos, a fim de alcançar algum denominador comum.

Suponha que teoricamente estamos prontos. Uma parte da humanidade, por exemplo, Bnei Baruch, deseja isso. Mas quando começamos a trabalhar na conexão, nós, como toda a humanidade, também sentimos a impossibilidade disso. Mesmo que queiramos ceder uns aos outros, cuidar uns dos outros, ter empatia e sofrer juntos, isso não funciona!

O Criador deliberadamente faz com que não possamos nos ajustar corretamente e nos tornarmos donos do mundo (não podemos ser donos do mundo porque somos seres criados), mas Ele faz com que fiquemos desapontados com nossa própria força e sintamos a necessidade Dele. É quando apelamos a Ele, e Ele constrói um sistema de conexão integral correta entre nós chamado Arvut  (garantia mútua).

Só depois disso poderemos trabalhar constantemente com este sistema de conexão. Sua revelação entre nós é chamada de entrada no mundo superior, porque nesse caso, começamos a ver toda a criação em conexão entre nós através de um órgão de percepção chamado “o grupo”, “as dez Sefirot”. Então poderemos avançar com calma, sem erros, ao mesmo tempo que entendemos o que devemos fazer.

Da Lição Diária de Cabalá 17/02/20, “Preparação para a Convenção”