Textos arquivados em ''

Do Sofrimento Físico Ao Sofrimento De Amor

294.2Pergunta: Você escreveu em seu blog que o Coronavírus ainda não é nada. Existem vírus mais graves guardados para nós, vírus da próxima geração que afetarão a nossa psique, psicologia e trarão o caos ao mundo.

Por quê? Nosso trabalho não afetará de alguma forma o resultado positivo dos acontecimentos? Ou existem coisas no mundo que não podem ser interrompidas de forma alguma? Ainda seguimos em frente, e você disse que num futuro próximo, pelo menos uma dezena entrará na espiritualidade.

Resposta: Se uma dezena entrar, todas elas entrarão. Isto é antes de tudo.

Em segundo lugar, seremos, evidentemente, capazes de converter todos os vírus futuros em vírus positivos, e estou certo de que o faremos.

Mas devemos compreender que o desenvolvimento da humanidade é o desenvolvimento do egoísmo. Ele continua e às vezes dá resultados positivos. No entanto, todos os resultados positivos acabaram e só nos aguardam resultados negativos. Não importa quão maravilhosas sejam a ciência ou a tecnologia, já não esperamos nada de bom do progresso tecnológico; a humanidade terminou este caminho.

Agora depende de nós. Portanto, Baal HaSulam escreve que estamos na última geração, isto é, na geração em que o egoísmo atingiu um estado tal que deve ser corrigido. Isso é o que estamos fazendo.

Não creio que seremos capazes de parar completamente os vírus porque a humanidade ainda precisa de um “chicote” para empurrá-la, para de alguma forma conscientizá-la da insignificância da sua natureza e estado e da necessidade de fazer alguma coisa.

É preciso entender que o próprio sofrimento, por mais desagradável que seja, purifica a pessoa. Este é um caminho indesejável, mas quando acontece ainda é uma limpeza. Faz com que a pessoa desperte e comece a pensar no que deve fazer.

Ou seja, o sofrimento é útil, só que não deve ser físico, mas sim o sofrimento de amor, quando tenho a sensação de que posso conseguir uma conexão com o Criador, mas por algum motivo ainda não consegui. Tal sofrimento de amor é muito útil. Procuremos ter apenas esse sofrimento.

Da Lição Diária de Cabalá 19/02/20, “Preparação para a Convenção”

A Medida Da Unidade Entre As Almas

944Pergunta: Baal HaSulam escreve que somente na medida da unidade com outras almas a alma comum é alcançada. O que é essa medida da unidade?

Resposta: A medida da unidade é determinada pelo fato de que, apesar do egoísmo que nos separa, tentamos nos unir, pensar da mesma forma, imaginar da mesma forma e lutar pelo mesmo objetivo.

Igualdade não significa que tenhamos que ser como soldados. Não! Devemos tentar chegar a um objetivo comum, a um caminho comum, a passos comuns, mas cada um baseado na sua própria natureza. Esta é a conexão.

Da Lição Diária de Cabalá 20/02/20, “A Dezena”

Coloque Em Prática

243.07Pergunta: O que é oração por um amigo?

Resposta: O que você sente em seu coração, o quanto você precisa que seus amigos estejam juntos com você em um pensamento, em um desejo, em uma aspiração ao Criador, esta é a sua oração. Pense desta forma o tempo todo: do desejo à intenção até o Criador. Você deveria ser capaz de fazer isso.

Basicamente, cada um de vocês conhece a teoria, basta tentar colocá-la em prática. Afinal, você já passou por muita coisa, conversou e estudou. É hora de implementar isso de alguma forma.

Da Lição Diária de Cabalá 19/02/20, “Preparação para a Convenção”

Como Posso Entrar No Mundo Espiritual?

608.02Comentário: Tenho um grande desejo de entrar no mundo espiritual o mais rápido possível para doar aos outros. No entanto, você diz que para pessoas com grande egoísmo leva muito tempo para ascender à espiritualidade, mas você sobe para um grau mais elevado.

Como posso resolver essa contradição de sentimentos de que por um lado quero me apressar, por outro quero subir mais alto?

Minha Resposta: O fato é que você quer isso de forma egoísta, e é por isso que você tem contradições. E se você fizer isso de forma altruísta, verá que não há absolutamente nenhum obstáculo à sua frente.

Você já pode se sentir no mundo espiritual, mas apenas na medida da sua doação.

Não estou tentando confundi-lo com dicas ambíguas, mas estou falando diretamente. Talvez machuque os ouvidos de uma pessoa quando eu digo: “Você quer espiritualidade? Por favor, doe. Parece muito duro, mas é verdade”.

Da Lição Diária de Cabalá 19/02/20, “Preparação para a Convenção”

Torne-se Um Mestre Em Seu Ofício

938.03Pergunta: Minha tarefa é servir a dezena e criar as condições para que todos os nove amigos se unam?

Resposta: Ao fazer isso você está servindo a si mesmo e não a eles. Seu egoísmo parece lhe dizer que você é você, e eles são eles. Na realidade, eles são o “você” espiritual.

Pergunta: Entendo que todas as minhas ações em relação à dezena vêm da mente, do puro cálculo, e não do coração. Como posso aprender a pedir força à dezena para seguir em frente?

Resposta: Em primeiro lugar, pedir é bom. Por outro lado, você deve compreender que gradualmente, a partir de seus esforços, desenvolverá todos os tipos de sentimentos, pensamentos e conexões com eles. Você começará a entender como criar contato rapidamente com eles e se tornará um mestre em seu ofício.

Suponha que, ao começar a trabalhar com algum tipo de material ou alguma construção desconhecida, você não entenda muita coisa. Mas gradualmente você tem uma noção do que está trabalhando, do que realmente é.

Da mesma forma, ainda não entendemos ou sentimos o que é uma dezena. E quando você começar a trabalhar com um grupo, outro e ainda outro, tentando se conectar gradativamente a eles, uma estrutura desse objeto começará a ser criada dentro de você. Desta forma, você começará a sentir dentro de si o que é um Kli espiritual.

Você terá uma compreensão, um entendimento de como a dezena muda. Portanto, tente estar em dezenas diferentes o tempo todo. O principal é começar a se conectar. De qualquer forma, todos nós, toda a humanidade, somos um grande dezena. Portanto, não há problema em estar em estados diferentes.

Da Lição Diária de Cabalá 19/02/20, “Preparação para a Convenção”

O Dilema Que A Humanidade Enfrenta

115.06Pergunta: Como encontramos esse ponto onde podemos interagir entre nós no nível dos desejos e aspirações em direção ao Criador, em vez de no nível dos corpos e personagens?

Resposta: Não falamos absolutamente sobre o corpo animal. Não tem relação com o trabalho espiritual porque pertence ao nível do nosso mundo. Não falamos sobre nosso caráter porque o Criador nos monta. Este é o Seu “problema”. Ele nos criou com esses personagens e nos reuniu do jeito que somos, para que entendamos que só podemos nos unir com a Sua ajuda.

Além disso, Ele reúne pessoas muito difíceis: nervosas, raivosas, criteriosas e propensas a criticar. Os Cabalistas de todos os tempos foram as pessoas mais terríveis, os maiores egoístas. Caso contrário, não exigiriam o conhecimento do sentido da vida, da sua causa, da sua fonte. Para isso é necessário um grande desejo egoísta.

São pessoas que não conseguem pensar em ninguém além de si mesmas. Não que sejam rudes ou cruéis, não. É assim que são por dentro. E são elas que começam a revelar que não podem se unir, mas devem fazê-lo.

Aqui surge um dilema que a humanidade enfrenta. Se não nos unirmos, no final chegaremos à destruição. Veja o que está acontecendo hoje, que atritos entre todos, que cálculos. Horror! Tantas fontes de todos os tipos de conflitos!

O Criador desperta isto deliberadamente entre nós para que entendamos que não pode haver nada melhor do que a unidade. Mas não podemos nos unir. Nem pensamos nisso porque entendemos que é inútil, que cada estado só se preocupa consigo mesmo. Além disso, dentro de cada estado existem dezenas de correntes, partidos, que o destroem. A sociedade humana está se destruindo por dentro pelo seu egoísmo.

E aqui devemos demonstrar que contra o egoísmo existe uma força que pode nos unir. Em geral, todos concordam que revelar tal força é bom. Só precisamos mostrar através do nosso próprio exemplo que isso é possível.

Então poderemos convencer a humanidade, não teoricamente e nem com belas palavras, a aspirar também à garantia mútua; vamos mostrar como funciona. Caso contrário, ninguém nos levará a sério. Isto é o que devemos fazer.

Da Lição Diária de Cabalá 17/02/20, “Preparação para a Convenção”

Trabalhando Com Uma Dezena Aleatória

938.03Pergunta: O que significa se reunir com outra dezena? Há alguma confusão aqui e não está claro para onde ir.

Resposta: Qual é a diferença. O principal é que se trata de um grupo de pessoas as quais você deseja se anular. Você não precisa conhecê-las muito para fazer isso. Elas também têm as mesmas intenções, movimentos e planos que você. Então experimente.

Então você começará a sentir que você e elas estão em movimento em direção à unificação e começará a unir suas intenções, pensamentos e desejos, que se acumularão em você. Você as dividirá em receber, doar, intenções e ações. E assim tudo irá mais longe. Você sabe, assim como nos relacionamentos entre pessoas, que terá essas conexões.

E não importa que a dezena seja sempre nova. Pelo contrário, é bom. Você pode conseguir muito se trabalhar duro consigo mesmo.

Pergunta: Que condições e forças são necessárias para alcançar a autoanulação?

Resposta: Nenhuma condição exceto desejo. Qualquer pessoa que sinta tal pressão interna dentro de si pode conseguir isso, e ela não precisa de nada para isso, apenas daquelas propriedades nela e do grupo à sua frente.

Da Lição Diária de Cabalá 19/02/20, “Preparação para a Convenção”