Textos arquivados em ''

As Mulheres Podem Estar Em Garantia Mútua?

252Pergunta: As mulheres podem entrar na garantia mútua (Arvut)?

Resposta: Claro que podem. Qual é o problema? Se os homens entrarem, vocês entrarão. Vocês devem ajudar totalmente os homens porque a parte masculina determina e a parte feminina exerce pressão – Aviut. Sem uma interação adequada entre nós, não seremos capazes de alcançar isso.

A garantia mútua é o nascimento de um estado espiritual. Ela vem apenas da correspondência correta das partes masculina e feminina no Kli.

Da Lição Diária de Cabalá 17/02/20, “Preparação para a Convenção”

Sinais Do Estado De Garantia Mútua

947Pergunta: Podemos dizer que começamos a entrar na garantia mútua de forma egoísta?

Resposta: Claro, apenas de forma egoísta.

Pergunta: Como esta garantia mútua nos avança em direção ao Criador?

Resposta: Não podemos avançar usando apenas o egoísmo. Mas, por enquanto, esse é o único poder que temos. Ainda não temos mais nada! Você quer saltar imediatamente para o nível de doação, amor e conexão entre si? De onde?

Existe uma escada inteira e ao subi-la gradualmente acumulamos o desejo pela conexão correta, pela doação, quando o geral se torna mais elevado do que o meu “eu” pessoal. Isto não acontece imediatamente, mas sob a influência da luz superior.

Pergunta: Qual é o resultado da dezena estar num estado de garantia mútua?

Resposta: Se você não se sente, mas sente a dezena, leve isso em consideração, pensem juntos, desejem juntos, como se vocês não tivessem vida interna própria, apenas uma comum, e quando de repente vocês se separam da dezena, vocês se sentem como se o seu fornecimento de oxigênio foi cortado, então este é o estado de garantia mútua (Arvut).

Da Lição Diária de Cabalá 17/02/20, “Preparação para a Convenção”

Garantia Mútua – Responsabilidade Pelo Mundo Inteiro

944Pergunta: O que é responsabilidade mútua (Arvut)?

Resposta: Responsabilidade mútua (Arvut) é quando sou responsável pelo mundo inteiro diante do Criador.

Pergunta: Podemos nós, Bnei Baruch, ser um exemplo para a humanidade em nosso estado e explicar-lhes através do nosso exemplo como nos unimos?

Resposta: Não, não podemos fazer isso porque ainda não somos um grupo que possa dizer à humanidade: “Vocês têm que se tornar como o nosso grupo”. Embora estejamos perto disso, ainda não estamos nesse estado.

Arvut é um estado em que todos estão conectados por uma força em um organismo, e o Criador desce até nós de acordo com nossos desejos. Ele se instala em nós, nos controla e nos preenche com Sua qualidade de doação. E estamos conectados nesta qualidade de doação. Essa é uma garantia mútua. Esse é o estado ideal da humanidade.

Mas ainda não chegamos lá. Queremos nos aproximar deste estado para dar exemplo à humanidade. Assim que chegarmos a este estado, a humanidade começará a perceber: “O que é isto? Por que isso está acontecendo? Como eles fizeram isso?” De repente, eles sentirão intuitivamente que em Arvut está a salvação para todos os problemas. Mas para fazer isso, devemos primeiro alcançar a qualidade de Arvut entre nós.

Da Lição Diária de Cabalá 17/02/20, “Preparação para a Convenção”

O Estado De Um Reflete O Estado De Todos

528.02Pergunta: Se um amigo da nossa dezena passa por um estado de descida e nós sentimos isso, como podemos ajudá-lo?

Resposta: Se um amigo está passando por um mau estado espiritual, devemos apoiá-lo.

Entenda que cada um de nós vivencia um estado espiritual para o grupo e não para nós mesmos. Passamos por descidas, subidas e mudanças em nossos estados apenas porque todo o grupo precisa disso, não apenas uma pessoa.

Portanto, se olho para um amigo e vejo que ele está descendo, ele não está nela. Todo o grupo, através dele, deve estudar essa descida e buscá-la. E assim através de cada um de nós. Devemos perceber os altos e baixos como sendo dados a todo o grupo em conjunto. Na espiritualidade, nos esforçamos para ser um.

Como posso olhar para um amigo e dizer se ele está descendo ou subindo? É onde estamos! Ele experimenta isso sozinho porque ainda não estamos unidos. E na medida em que nos unirmos, sentiremos todas as descidas e subidas juntos.

Da Lição de Cabalá 17/02/20, “Preparação para a Convenção”

Pense Menos Em Você

527.03Pergunta: Como os grupos remotos podem ser incorporados num professor, como fizeram os Cabalistas? Eu receio que seja possível perder a arca comum e ela partir, e na próxima vida terei que nascer de novo em algumas condições pouco claras.

Resposta: Em primeiro lugar, o fato de você ter medo de perder alguma coisa, de perder e de se atrasar – isso é bom. Por outro lado, você deve ter certeza de que se estiver neste lugar e tentar se unir aos seus amigos com todas as suas forças, com certeza terá sucesso. Isso é o segundo.

Terceiro, o sucesso não consiste naquilo que você alcançou, conquistou, sentiu, percebeu e viu. O sucesso consiste em tentar pensar a cada momento em trazer contentamento ao Criador.

Então você pensará menos em si mesmo, em como ter sucesso e se terá tempo ou não, ou se nascerá neste mundo novamente. Todas essas questões puramente egoístas não irão preocupá-lo, porque você estará acima delas na aspiração pelo Criador.

Da Lição Diária de Cabalá 17/02/20, “Preparação para a Convenção”

Data De Validade Da Cabalá

222Pergunta: As lições de Cabalá têm prazo de prescrição? Por que continuamos registrando e atualizando-as?

Resposta: Em primeiro lugar, a Cabalá está sendo atualizada a cada geração à medida que novas almas descem ao nosso mundo e exigem uma exposição adequada da Cabalá.

É claro que a Cabalá não muda. A estrutura do universo é imutável. Mas como estamos mudando, devemos receber sempre um guia metodológico atualizado para a revelação do universo. Portanto, cada Cabalista da sua geração sentiu-se responsável por isso e acrescentou algo à Cabalá.

Assim, apareceu um grande número de livros Cabalísticos, que nem sequer conhecemos, porque agora, por uma feliz coincidência, toda a Cabalá foi compilada, montada, decomposta, analisada e sintetizada para nós nas obras do Baal HaSulam. Portanto, não precisamos nos distrair com outras fontes.

A propósito, a princípio eu não sabia sobre o Baal HaSulam. Eles não queriam me contar sobre ele. Você não imagina quantos livros eu folheei, que biblioteca enorme eu tinha! E agora só restam nossos livros. Porém, também existem livros do Ramhal, AGRA, Cabalistas tão reconhecidos. Mas, em geral, além dos livros do Baal HaSulam, praticamente não precisamos de mais nada.

Depois de ler todos os outros livros sobre Cabalá, especialmente RAMAK e os Cabalistas mais antigos, percebi que não havia nada a fazer. Estou muito feliz por ter descoberto o Baal HaSulam naquela época e me decidido por ele. E até hoje vejo que esta é a única fonte para nós, não a primeira entre as outras, mas simplesmente a única.

E nós, da nossa parte, também devemos cuidar das pessoas que vêm até nós, porque elas precisam adaptar as obras do Baal HaSulam.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Data de Expiração da Cabalá” 31/01/10

O Mundo Interior Do Homem

294.4Pergunta: O mundo espiritual é o sistema do Criador. Como percebemos essa imagem?

Resposta: Eu a percebo de forma sistemática, por meio de forças. Por que eu deveria ver fotos bonitas diante de mim?

Digamos que você veja uma imagem em seu monitor e ela supostamente contém 18 milhões de cores. E daí? Na realidade, é representada por vetores elétricos.

Por que eu deveria estar no nível das imagens externas se posso estar no nível dos vetores? Eles me dão uma sensação mais forte de brilho interior ao comparar os sentimentos que surgem em nosso mundo com os do mundo espiritual.

Comentário: Digamos que você invente uma situação dentro de você e aparentemente a manifeste externamente…

Minha Resposta: Por quê? Se posso transmitir minha percepção para você sem modem e você pode transmitir a sua para mim, por que precisamos de uma conexão técnica com microfone e alto-falantes? Para que, se no nível espiritual, ambos sentimos a mesma imagem diretamente dentro de nós mesmos?

Você sente do seu jeito e eu sinto do meu jeito, mas nós sentimos a mesma coisa – percepções diferentes sentindo o mesmo fenômeno.

Pergunta: Qual é o erro do nosso mundo quando entramos em uma forma externa? Qualquer pessoa que sente algo, criou algo, tenta incorporá-lo externamente. Mas como alguém pode incorporá-lo dentro de si e transmiti-lo a outro?

Resposta: As coisas espirituais só podem ser transferidas para outra pessoa se compartilharmos uma tela comum.

Comentário: Mas no nosso mundo, as pessoas transmitem informações através da arte, músicas e outras coisas.

Resposta: Sim, é assim que elas transmitem seus sentimentos aos outros. E outros constroem seus sentimentos sobre essas sensações, talvez de forma completamente errônea em comparação com o que o autor queria expressar.

Em nosso mundo, cada um sente o que quer, pois não podemos combinar nossos sentimentos. Enquanto estiver no mundo espiritual, você pode conseguir isso quando atingir o mesmo nível espiritual.

Digamos que estou no 15o grau espiritual. Você alcança o mesmo nível, e nos encontramos lá e obtemos exatamente a mesma informação porque alcançamos exatamente a mesma correção.

Cada um de nós se enquadra perfeitamente nessas condições (número 15), e não temos problemas com o fato de que você e eu as percebemos de maneira diferente da mesma fonte, cada um de acordo com a raiz de sua alma, mas da mesma fonte. Portanto, descrevemos os mesmos fenômenos de maneiras diferentes, mas, ao mesmo tempo, sabemos que eles são iguais na origem.

Pergunta: Como podemos guiar alguém especificamente através desses sentimentos?

Resposta: Você não pode. Você não pode guiar uma pessoa cega através dos seus sentimentos; ela não enxerga. Claro que você pode dizer a ela como se sente, mas o que ela poderia imaginar disso?

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Mundo Interior Humano”, 15/02/12