Pecado Grave

204Pergunta: Por que a calúnia é considerada um pecado muito grave na Torá?

Resposta: Em primeiro lugar, se você liberar uma opinião negativa no espaço, ela não terá limites. Em segundo lugar, todos podem caluniar alguém, não há restrições quanto a isso. Portanto, a pessoa a quem se dirige pode ser atingida por tal coisa literalmente no local. Em casa, na rua, em qualquer lugar, ela ouve fofocas sobre si mesma e não tem como escapar disso.

A Torá condena duramente a calúnia; ela diz: “Quem caluniar seu pai e sua mãe deverá ser morto”.

Do ponto de vista espiritual, isso também ameaça a morte. A questão é que se uma pessoa trata seu país, seu povo, seus parentes, o Criador, isto é, tudo o que a conecta com a vida neste mundo, de tal maneira, então o julgamento para ela deve ser o mais rigoroso.

Comentário: Mas uma vez você explicou que mãe e pai são os dois níveis mais elevados, e se uma pessoa os calunia, significa que ela não tem a importância desses níveis. Assim, ela simplesmente se separa da fonte da vida, e isso é chamado de morte.

Minha Resposta: Sim, pode ser interpretado dessa forma. Porém, também estamos falando de casos em que uma pessoa realmente fala de seu pai e de sua mãe, e então sua punição deveria ser pública.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 07/03/24