Uma Criança Aprende Tudo Sozinha

627.2Um dos piores erros é pensar que a pedagogia é a ciência da criança; não! É a ciência do homem (Janusz Korczak, Como amar uma criança).

As ideias e realizações pedagógicas práticas de Janusz Korczak ficaram permanentemente na história da pedagogia polaca e mundial. Elas se tornaram uma fonte única de conhecimento, ideias e inspiração na busca por novas soluções educacionais….

Para Korczak, o seu trabalho social e educativo com a criança firmemente no centro era uma forma de mostrar reverência pelo que há de humano na figura da criança. Foi também uma forma de reconhecer, através da ação, o pleno valor humano da criança. …

A companhia de crianças pode realmente ser cansativa, admitiu Korczak. Mas isso não acontece porque tenhamos que nos esforçar para nos rebaixar ao nível deles. Pelo contrário: o esforço reside em termos de nos elevar ao nível delas, aos seus sentimentos, para não as magoar. Depois de aprendermos a conhecer as crianças, percebemos, afirmou Korczak, que não temos motivos para nos gabar.

“Quanto aos sentimentos, elas nos superam com um poder desenfreado. Quanto ao intelecto, são nossos iguais, faltando-lhes apenas experiência…” (Atualidade e Relevância da Abordagem Pedagógica das Crianças e da Sua Educação de Janusz Korczak).

Pergunta: Na sua opinião, a pedagogia é para crianças ou para adultos?

Resposta: É entender as crianças.

Pergunta: Então acontece que é para os pais, para os professores e não para as crianças?

Resposta: Sim, e o que há para ensinar a uma criança? Como você pode ensiná-la?! Ela aprenderá gradualmente por conta própria com a vida.

Pergunta: Então, todas essas instituições onde ensinam, ensinam, ensinam, de fato…?

Resposta: Elas não ensinam nada. A criança possui seu próprio aparato conceitual; ela está constantemente nele e processa todos os dados recebidos do mundo exterior. E tudo acontece muito rapidamente para ela.

Pergunta: A criança processa sozinha, como você diz? Ela está estudando precisamente sozinha?

Resposta: Sim.

Pergunta: Então por que existe todo o sistema de educação, formação, todo esse enorme sistema?

Resposta: Ele está girando sozinho ao nosso redor e é isso. Não há nada que possamos fazer com isso. Você não pode colocar nada em uma criança, mas apenas o ambiente, os amigos, os professores, também parcialmente. Mas tudo isso cria o mundo interior da criança, que então entra na vida. Então ela começa a tirar da vida.

Pergunta: O que você acha que é ser pai? Você atrasou um pouco a educação agora.

Resposta: Primeiro, educação e formação não são a mesma coisa. A educação é encher a criança de todo tipo de sabedoria, e a paternidade é um exemplo de um adulto para uma criança sobre como se comportar em determinadas circunstâncias.

Pergunta: Um adulto é um professor, um pai, um ambiente e assim por diante?

Resposta: Sim.

Pergunta: Então, acontece que a educação correta é colocar a criança em um ambiente que dê os exemplos certos. Que exemplos devem ser mostrados a uma criança para que ela cresça e seja educada corretamente?

Resposta: É impossível dizer. A própria criança seleciona esses exemplos e os assimila.

Pergunta: Estou dando um exemplo, mas talvez ela tire algo de si mesma e só entenda isso?

Resposta: Sim.

Pergunta: Como você penetra no mundo desta criança?

Resposta: Não há necessidade! Deixe-a se desenvolver sozinha.

Comentário: Mas tenho que orientá-la de alguma forma.

Minha Resposta: Não acho que seja necessário. Deixe-a correr pela rua, comunicar-se com os colegas e assim ela se desenvolverá.

Pergunta: Deveria haver um ambiente ideal para uma criança crescer?

Resposta: Crianças e animais.

Pergunta: Ter crianças e animais por perto. E onde é o lugar para um adulto?

Resposta: Não há lugar para um adulto lá. Os adultos imporão todo tipo de leis comportamentais às crianças, e isso não é necessário. Gradualmente, a criança crescerá e descobrirá por si mesma essas leis.

Pergunta: Um adulto deveria se envolver nas brigas das crianças?

Resposta: Não! Acho que não deveria haver professores aqui.

Pergunta: Então o que surge de uma criança se, como você diz, ela está rodeada de crianças, de animais, da natureza?

Resposta: De acordo com seu mundo interior, ela mergulha e absorve tudo o que pode ser obtido do mundo.

Comentário: Há também desenho, dança e história natural. Tem um lugar que chega um adulto e diz: “Deixa eu ensinar a criança”. Coisas assim.

Minha Resposta: Não há necessidade! Ela aprenderá sozinha. E todas essas disciplinas que lhe são impostas, pelo contrário, irão limitá-la.

Comente: Já estou falando de disciplinas simples: dança, desenho. Ela dominará até isso?

Minha Resposta: Sim.

Pergunta: Existe alguma conclusão a ser tirada?

Resposta: A conclusão é muito simples: deixe as crianças sozinhas com seus grandes pensamentos e instruções, pedagogia, tudo-tudo-tudo que há em você.

Pergunta: E os pais então? Pais, adultos, de alguma forma ainda existem. Como os pais devem criar seus filhos adequadamente?

Resposta: Não vejo em nenhuma geração, e vivemos por muitas, muitas, muitas centenas de gerações, que alguma geração tenha tirado algo útil e bom de seus pais e alcançado algo útil e bom. Cada vez que apenas reaprendemos.

Pergunta: Então você aprende com seus erros, aprende com sua vida, aprende tudo sozinho. E é preciso deixar, você diz, uma pessoa com esse “ela mesma”, deixá-la ir?

Resposta: Sim. Espero que cheguemos a um ponto em que compreenderemos como devemos tratar as crianças em geral. Espero que isso seja compreendido e concretizado num futuro próximo.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 14/12/23