Objetos Idênticos – Percepções Diferentes

928Pergunta: Diz-se que os fenômenos espirituais mudam de acordo com o estado em que a pessoa se encontra, e a pessoa experimenta uma forma diferente a cada vez, de acordo com sua imaginação e órgãos sensoriais. Estamos desenvolvendo o sexto órgão sensorial, que segundo as sensações também é dividido em cinco partes. É por isso que percebemos os fenômenos e objetos espirituais de maneira diferente?

Resposta: Todos fomos criados com uma semelhança comum e temos os mesmos sentidos : visão, audição, paladar, olfato e tato. No entanto, eles dão o seu reflexo e a sua percepção única para cada pessoa.

Digamos que você coloque um doce na boca e descreva como ele é: doce, agradável, revigorante e assim por diante. Mas eu não entendo isso porque isso só é possível se eu conseguir sentir a mesma percepção desse doce nos meus órgãos sensoriais.

Não temos outra maneira de comparar as sensações de uma pessoa com as sensações de outra.

Portanto, diz-se que tudo o que alcançamos, isto é, que recebemos e revelamos, acontece apenas em relação às nossas propriedades.

Pergunta: Ao mesmo tempo, os grandes Cabalistas, que estavam em um estado de realização, percebiam objetos e fenômenos espirituais da mesma maneira. Isso significa que nunca alcançaremos o mesmo sentimento que os Cabalistas alcançaram?

Resposta: Embora cada um esteja em sua própria percepção, sim. Mas à medida que nos desenvolvemos, começaremos a compreender as limitações da nossa recepção, começaremos a desenvolver cada vez mais os nossos sentimentos e, assim, nos aproximaremos e nos compreenderemos mais.

Quando isso vai acontecer é difícil dizer. No futuro, chegaremos a um estado em que nossos sentimentos serão iguais e teremos exatamente as mesmas percepções.

Da Lição Diária de Cabalá 21/02/24, Escritos do Baal HaSulam, “Todos os Mundos”