Mandamentos Que Não Devem Ser Violados

253A questão de “morrerá e não violará” aplica-se apenas a três Mitzvot [mandamentos]: idolatria, derramamento de sangue e incesto (Baal HaSulam, Shamati 88, “Todo o Trabalho É Somente Onde Existem Dois Caminhos – 1”).

Idolatria (Avodah Zarah) significa que uma pessoa é forçada a adorar alguns ídolos, ou seja, a engrandecer alguém ou algo como se fosse o Criador ou uma parte do Criador.

Incesto (Gilui HaRayot) é quando uma pessoa é obrigada a cometer adultério com, digamos, a esposa de outra pessoa. Do ponto de vista espiritual, “Não cobiçarás a mulher do teu próximo” significa não ter ciúmes de outra pessoa.

Derramamento de sangue (Shfichut Damim) ocorre quando ela é forçada a matar outras pessoas. Mas não devemos prejudicar ninguém. Nestes três casos, a pessoa é obrigada a conter-se e a não violar estas condições, mesmo que seja ameaçada de morte.

Pergunta: É possível desconectar-se do Criador nestes casos?

Resposta: Não, todas as três condições consistem precisamente em não se desconectar do Criador em nenhuma circunstância.

Uma pessoa é responsável apenas perante si mesma e perante o Criador pela observância destes três mandamentos.

Da Lição Diária de Cabalá 06/03/24, Escritos do Baal HaSulam, “Todo o Trabalho é Somente Onde Existem Dois Caminhos – 1”