A Ideia Divina De Vida

244Não somos um país, nem um estado, nem um povo, somos uma ideia! Um país pode ser destruído, um estado pode ser conquistado, um povo pode ser massacrado, mas e a ideia? A ideia não pode ser morta! (Sholom Aleichem)

Pergunta: Essa ideia vive em nós? De que ideia ele está falando?

Resposta: Em princípio, não há ideia. Não há ideia em si. No final, um homem cria isso em si mesmo de qualquer maneira. Uma pessoa cria dentro de si uma ideia do porquê existir, em nome do que existir, e assim por diante. E por esta razão ela existe.

Pergunta: Mas há uma ideia que as pessoas seguiram. O homem incendiou o povo e o liderou. Quero dizer Abraão. Ainda existe uma ideia do povo? Sholom Aleichem sugere isso.

Resposta: Essa ideia é divina. Não é algo criado pelo homem. É percebido do Criador. E eles inflamaram as pessoas e as carregaram dentro de si.

Pergunta: Esta ideia vive em nós ou não?

Resposta: Eu não vejo isso.

Pergunta: E ainda assim, o grande Cabalista Baal HaSulam escreve que temos esse grão dentro de nós, mas ele está coberto por toneladas de egoísmo.

Resposta: Talvez, em algum lugar dentro de nós, sim.

Pergunta: O que deve ser feito para que este grão rompa o concreto?

Resposta: Isto requer um desejo apaixonado de descobrir o sentido da vida. E isso parece-nos tão difícil e até intransponível com os nossos esforços que o rejeitamos antecipadamente. Dizemos: “Ah, vou viver como vivo agora. Isso é o que eu tenho e não há mais nada”. Um homem concorda com uma existência tão miserável. E o mesmo acontece com todas as pessoas e com todo o mundo, até que o Criador nos desperte do alto.

Pergunta: Então a única esperança está na parte superior?

Resposta: A única!

Pergunta: Essa camada de concreto já existe acima do mundo. E a única esperança é para o superior?

Resposta: Esperemos por isso!

Pergunta: Esperemos por isso. Mas deveríamos pelo menos fazer algum tipo de movimento? Eu não sei o que; pegue uma marreta, comece a martelar esse concreto, faça alguma coisa, bata a cabeça.

Resposta: Não, ao fazer isso você demonstra seu desacordo com o plano da criação.

Pergunta: Então devo aceitar o estado atual e ficar quieto?

Resposta: Sim, você deve aceitar.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 09/11/23