“Quais São Os Benefícios Das Questões Existenciais?” (Times Of Israel)

Michael Laitman no Times of Israel: “Quais São Os Benefícios Das Questões Existenciais?

Certa vez, um grupo de discípulos perguntou ao seu sábio: “O que acontece depois da morte?” O sábio respondeu com silêncio. Os discípulos persistiram: “Existe vida após a morte ou não?” O sábio finalmente respondeu: “Existe vida antes da morte? Essa é a questão”.

Esta é uma resposta habitual que nos incita a contemplar a nossa existência atual – seja ela verdadeiramente vida ou uma forma de morte em vida.

Do ponto de vista corpóreo, a vida é definida pela existência de matéria proteica. Quer seja a dor de ser beliscado ou o prazer de saborear uma comida deliciosa, essas experiências são parte integrante da vida como matéria proteica.

Existe, no entanto, um plano superior de existência além do corpóreo, onde existe a nossa matéria não-corpórea. Atingir tal nível requer elevar-nos acima da nossa natureza egoísta e abraçar o estado altruísta incorpóreo oposto. Se atingirmos tal estado, sentiremos a verdadeira vida.

Atingimos esse estado espiritual incorpóreo quando passamos de receptores, que é a nossa existência proteica, para nos tornarmos doadores no nível de nossas intenções. Essa transformação se alinha com a verdadeira definição da vida – centrada em dar a todos e a tudo e, em última análise, à força fonte das nossas vidas: a qualidade de amor e doação que chamamos de “o Criador”.

Quando essa investigação existencial sobre o que acontece além de nossas vidas despertar, devemos evitar escapar dela na miríade de prazeres transitórios oferecidos em nosso mundo corpóreo. Em vez disso, deveríamos vê-la como uma oportunidade maravilhosa que podemos aproveitar e desenvolver numa percepção e sensação totalmente novas da realidade. Pode doer no início, mas se chegar até nós, é um sinal de que também podemos chegar ao seu âmago – e aí podemos descobrir um mundo espiritual totalmente novo de eternidade e perfeição.