“Conhecimento Versus Sabedoria: Desvendando Os Segredos Do Livro Da Vida” (Times De Israel)

Michael Laitman no Times of Israel: “Conhecimento Versus Sabedoria: Desvendando Os Segredos Do Livro Da Vida

Um sábio disse certa vez: “Uma pessoa deve adquirir conhecimento e sabedoria”. Quando lhe perguntaram sobre a diferença, ele respondeu: “O conhecimento é alcançado lendo livros, e a sabedoria é alcançada lendo o livro que você mesmo é”.

Que tipos de livros somos? Somos o livro da vida com todas as experiências que temos na vida.

Ler este livro da vida exige lembrar e compreender como vivemos. Nossas vidas escrevem este livro, mas só nós podemos ficar imbuídos dele e entendê-lo se o folhearmos. Escrever, neste caso, significa que escrevemos este livro. A cada momento de nossas vidas, resolvemos vários problemas que nos são propostos e os colocamos em ação. Precisamos, portanto, entender como tudo se desenrola.

Continue assistindo

Escrevemos o livro da vida com dúvidas e sangue, ou seja, sofrimento. Vivemos assim há milhares de anos e tudo o que aconteceu está escrito neste livro. Não há outro caminho e não há nada do que nos arrepender. Pelo contrário, todo o sofrimento que passamos foi necessário para escrever este livro da vida.

As últimas linhas do livro da vida, às quais conduz, são aquelas que nos encorajam a abrir mais os olhos e a observar o mundo com clareza. Veríamos então que só nós pintamos um quadro deste mundo e de nós mesmos dentro dele, e não há outra realidade além daquela que determinamos.

Nós determinamos a existência deste mundo e o fazemos exatamente como é. Na realidade, não existe mundo. Nós definimos isso. Por exemplo, nós existimos? É tudo o que definimos. Em outras palavras, determinamos que vivemos em tal e tal mundo e determinamos que somos nós dentro deste mundo. Não há nada além de nossa impressão sobre o que e como escrevemos. Se atingirmos esse nível de consciência, poderemos dizer que foi para onde o livro nos levou. Em outras palavras, as últimas linhas do livro da vida são que conhecemos o mundo em que nos encontramos. É assim que somos guiados por vários golpes de sofrimento – para adquirir conhecimento do mundo onde vivemos.

O resultado da leitura do livro da vida é que aceitamos e concordamos com tudo o que acontece e aconteceu conosco. As pessoas geralmente têm medo e esperam receber algo de bom no final de suas vidas difíceis. O bem que podemos receber é que aceitamos tudo. Esse é o resultado de nossas vidas e deste livro da vida. Em outras palavras, o resultado de nossas vidas é compreender a natureza real em que existe uma lei clara, a de “cada um segundo o seu trabalho sobre si mesmo”. Aceitamos e concordamos com esta lei na medida em que a concretizamos.