Perguntas Sobre Trabalho Espiritual – 62

281.02Pergunta: Que tipo de esforço nos permite ver que todos os julgamentos são justos, misericordiosos e são o melhor caminho para nós?

Resposta: Ao tratar tudo o que acontece conosco através da condição de doação e amor, começamos a ver que tudo vem do Criador para nós com amor e cuidado.

Pergunta: A ascensão de um grau a outro acontece na fé acima da razão. A ascensão acima do egoísmo é realizada da mesma maneira?

Resposta: A ascensão acima do egoísmo só ocorre na fé acima da razão. Não há outro caminho. O trabalho no egoísmo é trabalho na fé e na razão, mas o trabalho no egoísmo está na fé acima da razão.

Pergunta: Por que o desejo de receber fé acima da razão não é considerado egoísta? Afinal, aos poucos sentimos em nosso trabalho que é muito mais benéfico trabalhar com fé; um sentimento do Criador, luz, alegria e amor aparecem. Por que isso não é egoísmo?

Resposta: Porque as condições para alcançar este estado são antiegoístas.

Pergunta: Deveríamos sentir depois das ações de doação que demos 100% de acordo com a medida do desejo do Criador? Ou ainda deveria haver uma deficiência, um sentimento de imperfeição, de que fizemos todo o possível, mas poderíamos ter feito mais?

Resposta: São precisamente esses sentimentos que passam por todos nós. Ou seja, sempre me parece que posso fazer um pouco mais e preciso acrescentar algo mais. Isso está certo.

Da Lição Diária de Cabalá 10/01/24, Escritos do Rabash, “Torá Lishma