Se Alguém Calunia, Todo O Sistema Sofre

253“Não deixe que a tua boca faça a tua carne pecar”. A pessoa não deve permitir que a boca cause a chegada de um mau pensamento e faça com que a carne santa – na qual a santa aliança está impressa – peque.
(Introdução ao Livro do Zohar, “Laila de Kalah [A Noite da Noiva]”, Item 131)

A pessoa deve prestar atenção ao seu discurso. Ela precisa entender que apenas o bem, o real e o verdadeiro podem sair de sua boca. Neste caso, ela se aproxima do Criador.

A calúnia causa maus pensamentos, o que pode fazer com que a carne santa se envolva em pecado.

A carne santa não é apenas nossos pensamentos, mas desejos quando começamos a nos esforçar por todos os tipos de realização neste mundo. Portanto, é preciso ter cuidado para não mergulhar em tais desejos e prazeres e não se permitir elevá-los ao grau de santidade.

Se uma pessoa tem alguma reclamação interna sobre outras pessoas ou sobre o Criador, então, em princípio, isso é normal. Mas se ela as derramar com a boca, tanto ela quanto aquele a quem suas palavras são dirigidas sofrerão porque estamos todos interligados.

Somente em nosso mundo físico estamos separados pelas distâncias e pela incapacidade de ouvir e sentir uns aos outros, mas, na verdade, não há obstáculos para isso. Portanto, se uma pessoa calunia, todo o sistema sofre.

De KabTV,Introdução ao Livro do Zohar”, 12/11/23