O Que As Crianças Devem Aprender Primeiro?

248.02Pergunta: O gato disse: “Os coelhos não merecem ser ensinados. Estou oferecendo aulas baratas de captura de ratos e nem um único coelho se interessou”.

Em princípio, todo o sistema educacional se baseia nisso. Sou um “coelho” e sou constantemente cutucado e forçado a estudar coisas que não me agradam em nada. Eu não preciso de nada.

Como o sistema educacional deveria realmente ser estruturado? Como “coelho”, o que devo receber? Devo aprender como conseguir repolho e cenoura corretamente ou devo aprender como pegar ratos? O que devo saber?

Resposta: Em primeiro lugar, você deve aprender a existir com segurança. Esta é a coisa mais importante para um organismo vivo.

Veja o que os animais ensinam aos seus descendentes, exatamente isso. Portanto, deveríamos fornecer esse conhecimento à nova geração: contra o que defender, como defender, porquê defender, e assim por diante. Essa é a primeira prioridade. O básico deveria estar lá.

Pergunta: O que vem a seguir? Para onde estou indo?

Resposta: E agora? Multiplicar e prover aos filhos, se esta for a filosofia de um coelho.

Pergunta: Sempre conversamos sobre o objetivo e para onde ir. Devo de alguma forma ser guiado nessa direção?

Resposta: Claro, eles devem sempre mostrar seu novo objetivo – mais detalhado, mais elevado e assim por diante.

Pergunta: Devo estar preparado para algum objetivo elevado?

Resposta: Em princípio, acho que não é necessário. Acredito que os problemas começam quando você persegue esse objetivo elevado. Tentamos empurrar nossos entes queridos para isso e, no geral, isso não leva ao bem.

O mais importante para nós é proporcionar às pessoas conhecimento, confiança, como podem construir uma família com segurança e um ambiente onde possam existir.

Pergunta: E quanto aos objetivos elevados dos quais você fala o tempo todo? Conexão com outras pessoas. Ou isso se enquadra na segurança? Boas conexões com outras pessoas e assim por diante.

Resposta: Mas esse não é um objetivo elevado; é uma necessidade para a existência.

Pergunta: Então é disso que precisamos para existir hoje? Boas conexões com outras pessoas. Onde está a força governante suprema em todo este sistema? Onde está o Criador?

Resposta: Onde for necessário, você encontrará.

Pergunta: Então devo chegar à necessidade do Criador em minha vida?

Resposta: Até certo ponto. Não excessivamente. Se você promover o Criador e a conexão com Ele, enfrentará grandes problemas. Não há necessidade. Por mais que uma pessoa possa viver pacificamente e existir em seu pequeno círculo, é isso que lhe deve ser dado.

Pergunta: O que vem a seguir?

Resposta: Não há próximo.

Pergunta: Apenas viver de acordo com esses objetivos?

Resposta: Sim. Quem somos nós que precisamos de algo mais?

Comentário: Afinal, somos seres pensantes e conscientes.

Minha Resposta: Todos os nossos pensamentos e todas as nossas ações servem apenas para começar a dominar os outros. Então não acho que seja um bom caminho. É um caminho inseguro e geralmente prejudicial que leva à destruição.

Comentário: Ou seja, quando você fala em segurança, você está dizendo que destruir os outros não pode ser um caminho seguro.

Minha Resposta: Devemos compreender que uma pessoa sábia é aquela que sabe se contentar com a realização normal de si mesma e da sociedade que a rodeia. Ou seja, se chegarmos ao ponto em que só o necessário me basta, tudo vai começar a se encaixar.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 09/11/23