Revelando E Recebendo A Abundância Que Desce Do Alto

548.01O último Hey em HaVaYaH é Malchut, que significa fase quatro, a manifestação completa do ato no vaso de recepção que se intensificou para estender mais abundância do que sua medida de expansão de Bina. (Baal HaSulam, “Estudo das Dez Sefirot (TES)”, Vol. 1. Parte 1. Observação interna)

Pergunta: Qual é o significado do fato de que Malchut se intensificou para estender mais abundância e uma medida maior de sua expansão de Bina?

Resposta: Malchut é um desejo maior do que Bina, como está escrito, “a vaca quer amamentar mais do que o bezerro quer mamar”. Isso acontece quando o desejo do superior de doar é revelado mais do que o inferior quer receber, e disso a Malchut cresce em seu desejo de receber para ficar em contato com Keter.

Comentário: Mas elas são completamente diferentes.

Minha Resposta: Não importa. Uma doa e a outra recebe, mas uma serve a outra. Se Malchut não tem desejo de receber, quem receberá de Keter? Se não há desejo de doar em Keter, de onde Malchut receberá? Não importa que sejam opostas. Os opostos apenas se complementam.

Pergunta: Ainda não está claro por que Malchut e Bina são designadas pela mesma letra.

Resposta: O primeiro Hey é Bina, e o último Hey é Malchut. O desejo de receber, de fato, opera em ambos, mas em um estilo diferente. Em Bina, ele recebe para revelar toda a abundância de cima, e em Malchut, a fim de receber toda essa abundância.

Da 2a parte da Lição Diária de Cabalá 14/11/23, Escritos do Baal HaSulam, “Estudo das Dez Sefirot (TES)”