“Não Caia Na Unidade Egoísta” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, No Quora: Não Caia Na Unidade Egoísta

Os recentes acontecimentos trágicos da guerra Israel-Hamas tornaram muito mais claro que a nossa maior vulnerabilidade aos terroristas não reside nas ameaças externas, mas nas nossas divisões internas. As nossas próprias manifestações, protestos e vitríolos que espalhamos entre nós enfraquecem-nos e encorajam aqueles que nos desejam atacar. Embora a importância da unidade seja amplamente reconhecida, o que permanece menos claro é que a unidade é apenas o passo inicial de uma missão mais profunda.

A história da Torre de Babel serve como uma ilustração comovente das consequências do mau uso da unidade. Os babilônios, unidos em propósito, aproveitaram o poder da unidade para construir uma torre alimentada por um egoísmo de grupo. Devido ao mau uso egoísta da força unificadora, a torre finalmente desabou, dispersando-os e confundindo sua linguagem. Da mesma forma, a história do comunismo revela como uma busca aparentemente nobre de igualdade e amizade, enraizada na unidade, pode evoluir para ganância e opressão, resultando na perda de milhões de vidas.

A unidade, quando construída sobre fundamentos imperfeitos de motivos egoístas, corre o risco de minar o seu potencial de mudança positiva. Não basta proclamar “juntos venceremos”. A mera unidade pode afastar os inimigos externos, mas não consegue resolver a persistente batalha interna contra os nossos impulsos egoístas divisivos que emergem dentro de nós a cada momento. Sem um princípio orientador superior, o ego ressurgirá, perpetuando um ciclo de conflito e atraindo ameaças externas.

O que distingue este princípio orientador superior não é uma figura distante de um velhinho que mora nas nuvens, mas uma força unificadora positiva que se manifesta em conexões que construímos acima das nossas tendências egoístas divisivas. Esta força está enraizada nas leis fundamentais da natureza que se revelam através das intenções daqueles que se unem numa aspiração comum de projetar as qualidades básicas da natureza – qualidades de amor, doação e conexão – uns com os outros e que desejam que essas qualidades se espalhem por todo o mundo. Então, a unidade que estas pessoas estabelecem se baseia na unidade fundamental que existe na natureza, que também atrai a harmonia e a paz que habita na natureza.

Para construir uma sociedade duradoura, devemos nos elevar acima da mera unidade e estabelecer uma sociedade fundada nas leis da natureza. Sem tal alinhamento, qualquer construção social corre o risco de entrar em colapso, colocando em perigo os seus membros. Reconhecer a necessidade de combinar a nossa unidade com a forma eterna e perfeita de unidade da natureza é essencial para quebrar o ciclo de conflitos internos e ameaças externas. Precisamos, portanto, cultivar a unidade na sociedade que se baseia no benefício de todos, uma unidade feita de atitudes dos seus membros que se alinham com a qualidade de amor, doação e conexão da natureza.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.