Faça O Ódio Se Transformar Em Amor

547.01Pergunta: Por que não existem dois estados separados nas pessoas, amor ou ódio, para que um homem possa trabalhar entre eles, mas também existe uma tal Klipa (impureza) quando o amor nacional se torna fascismo e chauvinismo que une as pessoas por ódio por outros. Por que existe esta terceira forma?

Resposta: Esta é uma forma extrema de egoísmo. As pessoas muitas vezes confundem isso com amor pelo seu povo.

Pergunta: Se você perguntar aos seus vizinhos se eles amam o seu povo, eles dirão: “Claro que amamos, mas para vivermos felizes, precisamos destruir os nossos inimigos”. Por que as pessoas confundem isso com amor?

Resposta: Porque se você ama alguém que está contra você, você é um inimigo do seu povo. E se você o odeia e o destrói, você é um herói para o seu povo.

Pergunta: Acontece que existe algum tipo de confusão no mundo. Por que o Criador não fez com que existissem simplesmente dois estados extremos: ódio e amor? Então você poderia escolher.

Resposta: As pessoas ficam confusas e pensam que estão apaixonadas, embora isso não tenha nada a ver com amor. Mas se o amor e o ódio estivessem separados, não seria possível transformar o ódio em amor. Seria como se você domesticasse animais e eles se vendessem para você como alimento.

Nosso objetivo é transformar o ódio em amor. Esse é ponto principal.

Portanto, o ódio que se desenvolve entre as nações em relação a outras nações deve existir. Deve ser reconhecido como o ódio errado e deve ser transformado na consciência correta do que odeio e do que amo.

Pergunta: É possível que, no estado corrigido, seus vizinhos, que agora estão atirando foguetes contra você, amem você e digam: “Nós amamos nossos vizinhos”?

Resposta: Isso não acontece imediatamente. Isso não pode ser feito em uma única etapa. Mas sabemos de casos em que antigos inimigos mortais se tornaram amigos devotados.

Pergunta: Então você vê que mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer?

Resposta: Tenho certeza de que deveria ser assim, porque quanto mais ódio for manifestado, mais amor será manifestado. Precisamos explicar às pessoas que esta é a lei da natureza.

Pergunta: Deveria ser um amor universal global para que a pessoa pudesse superar todas as diferenças?

Resposta: Sim. Em última análise, isto será assim porque da unidade na dezena chegaremos à unidade com o Criador. Portanto, nos elevamos acima de todas as forças da natureza na unificação e no amor, e todas as forças da natureza se unem dentro de nós: tanto o amor quanto o ódio.

Da Lição Diária de Cabalá 14/10/23, “A Nação”