A Morada Do Criador

235Rabino Elazar e Rabino Aba se alegraram, choraram e disseram: “Vá, monte no burro e nós o cutucaremos atrás de você (Zohar para Todos, “O Condutor de Burros”).

Ou seja, os sábios reconheceram que a força que existe no burro (“burro” em hebraico é Homero, a matéria de toda a criação) é a morada do Criador. Por isso, passaram a tratar de forma diferenciada aquele que os conduz, os acompanha e os conduz até a meta.

Quando chegaram à casa do Rabino Yosi, filho do Rabino Shimon, filho de Lakunia, eles viram o Rabino Shimon lá e ficaram felizes. Rabino Shimon ficou feliz. Ele lhes disse: “Vocês devem ter passado por um caminho de milagres e grandes sinais, pois eu estava dormindo agora e vi você e Benayahu Ben Yehoyada enviando-lhes duas coroas através de um homem velho, para coroá-los. Deve ser que o Criador estava naquele caminho, pois vejo que seus rostos mudaram”. Rabino Yosi disse: “Você disse bem – que um sábio é preferível a um profeta”. O rabino Elazar veio e colocou a cabeça entre os joelhos de seu pai, o rabino Shimon, e contou-lhe a façanha.

Ou seja, eles não entenderam tudo completamente, mas agora que terminaram sua jornada, estão começando a revelar que, de fato, passaram por graus que nunca presumiram ou sabiam que passariam. Eles falam mais sobre isso no Livro do Zohar.

Isso significa que este é apenas o começo, o primeiro capítulo, e então todo o Livro do Zohar conta sobre o que eles encontraram lá, nestes graus.

Pergunta: É claro que há algum significado alegórico aqui. Porque é dito que Rabi Elazar, filho de Rabi Shimon, que escreveu O Zohar, veio e colocou a cabeça entre os joelhos de seu pai, o rabino Shimon, e contou-lhe a façanha, sobre o que havia acontecido com este condutor de burros. O que significa “veio, colocou a cabeça entre os joelhos do pai”?

Resposta: Colocou a cabeça entre os joelhos de seu pai significa que o Rabino Elazar se curvou diante da sabedoria de seu pai e, como aquele que o segue ao longo dos graus espirituais, pediu ajuda para ascender ao próximo grau.

De KabTV, “Introdução do Livro do Zohar”, 03/09/23