“O Que É Shana Tova?” (Tempos De Israel)

Michael Laitman, On The Times of Israel: “O Que É Shana Tova?

Um bom ano (Shana Tova) surge primeiro da compreensão das deficiências do ano anterior.

Passamos então por um momento de introspecção. Em geral, a sociedade humana está começando a perceber que uma vida boa está cada vez mais fora de alcance. Quando começamos a ver que a nossa forma egoísta de desenvolvimento – onde cada um de nós tenta construir uma vida melhor para si mesmo à custa dos outros e da natureza – leva a um crescente emaranhado de problemas e crises, atingimos um estado chamado “realização do mal”. Graças a essa compreensão, passamos a ver que a forma egoísta como vivemos as nossas vidas é falsa, o que é um passo muito importante em direção à verdade.

Teremos então que encontrar uma solução. Se discernirmos nosso modus operandi egoísta como o problema que precisamos resolver, a solução está em nos elevarmos acima de nossa abordagem egoísta da vida: deixarmos de priorizar o benefício próprio em detrimento do benefício dos outros e passarmos a priorizar o seu oposto: o benefício dos outros em detrimento do autobenefício.

Portanto, para vivermos um bom ano, devemos ter como meta uma conexão positiva entre nós, com apoio mútuo, incentivo e cuidado em nossos vínculos.

Quanto mais desenvolvemos uma compreensão e um sentimento do nosso verdadeiro estado como um sistema único, global, interligado e interdependente, sendo nós as peças-chave do sistema, mais semelhantemente à forma como as células e os órgãos funcionam para manter a saúde e o bem-estar de um organismo, mais também começaríamos a pensar cada vez mais no benefício dos outros e de todo o sistema da humanidade e da natureza em que vivemos.

Quanto mais compreendermos que a nossa abordagem egoísta uns aos outros e à natureza nos destrói, mais preparados estaremos para superar os nossos objetivos egoístas e colocar diante de nós um objetivo mais elevado de uma conexão harmoniosa e pacífica entre todas as pessoas e a natureza.

Começaremos a sentir a necessidade de ajuda de um poder que está além dos nossos poderes humanos, uma vez que os nossos poderes humanos são todos autodirecionados. Descobriremos como não podemos “combater fogo com fogo”, por assim dizer, e que sem a ajuda de um poder, inteligência e consciência superiores, estamos condenados.

Um bom ano é, portanto, aquele em que atrairemos a força positiva que habita a natureza a sair da sua ocultação, devido à nossa necessidade e pedido da sua ajuda, e depois sentiremos essa força preencher o espaço entre nós. Quando desejamos genuinamente alcançar conexões positivas de apoio mútuo, encorajamento e cuidado entre nós, com o sentimento da impossibilidade de alcançar isso com os poderes egoístas à nossa disposição, desenvolvemos o que é chamado de “vaso” para a recepção da força positiva de amor e doação da natureza para entrar e atualizar nossas conexões. Tal atualização de conexões egoístas para conexões altruístas que são equilibradas com a força de amor e doação da natureza nos concederá acesso a uma vida totalmente nova, harmoniosa e pacífica.