“O Que É Mais Importante Entre Orar E Trabalhar?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que É Mais Importante Entre Orar E Trabalhar?

Há uma parábola sobre um pescador que transportava um passageiro de barco. O passageiro pediu ao pescador: “Depressa, estou atrasado para o trabalho!” Então o homem notou que um de seus remos tinha a palavra “orar” escrita, enquanto o outro tinha “trabalhar”. Curioso, ele perguntou: “Para que serve isso?”

“Para nos lembrar”, respondeu o pescador, “não esquecer a importância da oração e do trabalho”.

“É claro para todos que o trabalho é necessário, mas a oração parece desnecessária. Por que perder tempo com a oração?” o homem persistiu.

“Pode parecer desnecessário, mas não é”, respondeu o pescador calmamente. Ele então puxou o remo com a palavra “orar” e começou a remar com apenas um remo. Como resultado, o barco simplesmente girava em círculos.

Esta parábola nos mostra que nem tudo depende de nós, e sempre há espaço para a oração. Ao mesmo tempo, se o pescador tivesse puxado o remo que dizia “trabalho”, o barco também giraria no mesmo lugar. Sem trabalho não há progresso. Orar sozinho não é suficiente.

Mais importante ainda, devemos nos direcionar de acordo com o desenvolvimento da natureza e da humanidade. Avançar de acordo com as leis da natureza significa fazer tudo ao nosso alcance e deixar o resto para o Criador. Em hebraico, diz: “HaShem Igmor BeAdi”, que significa “o Criador terminará para mim”. Isto é, fazemos tudo o que podemos e o Criador completa o resto para nós.

Isso não significa apenas orar ao Criador quando chegamos a um impasse ou a um sofrimento terrível. Significa aceitar o Criador como a força da natureza que tudo determina e tentar se assemelhar a essa força.

É um movimento constante: nos esforçamos, mas sabemos que o Criador terminará o trabalho por nós. Podemos então avançar corretamente, ou seja, de uma forma que nos aproxime do Criador. Avançamos com os dois remos e oramos para que se complementem.

Baseado em KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman” em 15 de maio de 2023. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman. Foto de Jean Wimmerlin no Unsplash.