Mecanismo De Caixa-Preta Não Identificado

202.0Pergunta: No processo de aprendizagem da inteligência artificial, o mecanismo da caixa-preta é totalmente preservado nela. Se antes de uma pessoa criar computadores, ela sabia claramente que se tratava de um microcircuito, de um algoritmo; existe causa e efeito, e tudo segue uma cadeia e leva a algum resultado. Uma pessoa entendeu todo o esquema.

Ao treinar inteligência artificial, a estrutura das redes neurais é modelada. No primeiro nível, uma enorme quantidade de informações é carregada nela – trilhões de dados. Depois disso, algo acontece nela, como numa caixa-preta. As próprias redes neurais se alinham dentro da caixa-preta?

Resposta: Sim, este é o ponto em que não possuímos dados e informações.

Comentário: Essa informação está localizada justamente dentro da caixa-preta, e a pessoa não sabe o que está acontecendo ali tanto em relação a si mesma quanto em relação à sua criação. Ela apenas obtém algum resultado que a satisfaça estatisticamente mais.

A Minha Resposta: Em geral, surgem muitas questões aqui. Como escolhemos o resultado? Escolhemos intuitivamente ou porque é inerente a nós, que tal resultado esteja mais próximo de nós e concordamos em conviver com ele; mas com outro, de jeito nenhum. Ou seja, há um grande problema aqui na própria pessoa, não na máquina, não no que ela escolhe, mas em quem escolhe.

Portanto, muitas questões ainda permanecem em aberto. Mas acho que nos próximos anos começaremos a entender melhor isso. Não sei quando poderemos resolver isso, mas conseguiremos entender.

De KabTV, “Expresso de Cabalá”, 31/07/23