“Existe Algum Benefício Na Introspecção?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Existe Algum Benefício Na Introspecção?

Se passarmos por uma introspecção que visa melhorar nossa conexão uns com os outros de maneira integral, então há de fato um grande benefício na introspecção.

Por exemplo, se pensarmos: “Quando seremos capazes de nos preocupar com todas as pessoas do mundo como nos preocupamos com nossa família unida?”, tal introspecção nos aproxima do equilíbrio com as leis integrais da natureza.

Isso não significa que pensamos que todos tenham exatamente as mesmas quantias de dinheiro e ativos. Não podemos fazer com que cada pessoa tenha, digamos, mil dólares e termine com nosso escrutínio. Em vez disso, precisamos dar conta das demandas, necessidades e estados de cada pessoa.

Precisamos nos preocupar com o mundo todo da mesma forma que uma família que funciona bem discute como alocar seus recursos para cada um de seus membros de acordo com suas respectivas demandas, necessidades e estados. Se cuidarmos da humanidade dessa maneira, não haverá espaço para todos os tipos de crises e desastres que recebemos da natureza para nos despertar para nossa conexão globalmente integral.

Pode soar como uma abordagem socioeconômica que está fora do alcance de uma pessoa comum. Ou seja, como uma única pessoa poderia afetar a maneira como cada pessoa recebe um orçamento e suprimentos para suas vidas? Mas é muito mais do que isso: é uma forma integral de introspecção que deve funcionar constantemente dentro do sistema geral em que vivemos.

Somos todos membros da humanidade, e a humanidade deve constantemente fazer uma introspecção sobre si mesma, como fazemos em nossas famílias. Se expandirmos o cuidado contínuo que temos com as demandas, necessidades e estados de nossas famílias ao nível da humanidade como um todo, começaremos a descobrir nossa conexão muito mais profunda “como um homem com um coração”, ou seja, como um sistema integral comum. Além disso, por meio dessa introspecção contínua que aumenta nosso cuidado com a humanidade, atrairemos a força positiva que reside na natureza para nossas conexões: uma força que tem o poder de levar nossas vidas a um estado de completa harmonia, equilíbrio e paz.

Nossos corações, ou seja, nossos desejos, atualmente são muito pequenos. Nascemos com desejos egoístas e crescemos pensando que nosso modo egoísta de aproveitar para nosso próprio benefício às custas dos outros é tudo o que temos na vida.

Mas existe uma maneira de expandir nossos corações, ou seja, nossos desejos, para incluir todos dentro de nós.

Por enquanto, sentimos principalmente apenas nossas próprias necessidades e as de nossas famílias, e não podemos nos relacionar com as necessidades dos outros como fazemos com as nossas. Mas se criarmos sistemas de suporte para conduzir uma introspecção de como aumentar o cuidado em toda a sociedade humana, o que nos levará a uma conexão harmoniosa, nos aproximaremos de uma forma de conexão muito mais completa e em equilíbrio com as leis integrais da natureza.

Experimentaríamos a natureza como amigável e calorosa, porque então entraríamos em um certo nível de congruência com a natureza, como um único sistema interconectado, interdependente e integral.

Baseado no vídeo “Um Guia para Introspecção” com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Ben White no Unsplash.