As Pessoas São Propensas A Cometer Erros

549.02Pergunta: Quando você diz algo, geralmente o diz do ponto de vista da verdade?

Resposta: Relativamente a respeito da pessoa que o recebe e não mais do que isso. Não há nada absoluto em nosso mundo nem na obtenção do mundo superior. Mas aí está claro.

Pergunta: Digamos que você explica algo para os alunos, e para um isso é verdade, mas para os outros dois, na percepção deles, isso é um absurdo. Onde está o terreno comum para esses três alunos?

Resposta: O ponto comum é que cada um deles entende que o que o outro sente é verdadeiro em relação a ele, mas talvez não em relação a mim.

Comentário: Há pessoas que tomam como verdade que podem curar todas as doenças pelo vegetarianismo, outras pela comida crua e outras pela ioga. E isso não muda em nada ao longo da vida.

Minha Resposta: Não muda da mesma forma que nos animais. Quanto mais as opiniões de uma pessoa mudam, melhor porque isso significa que ela mesma muda, o que significa que ela é humana. Aquele que não muda é um animal, um indivíduo petrificado congelado.

Quando ele tem muitas opiniões e está constantemente em dúvida, não sabe com o que concordar e com o que não concordar, e está em algum estado especial, então ele é humano.

A verdade nasce das dúvidas e depois é refutada nas dúvidas, e a próxima nasce. Assim crescemos: dia e noite e dia e noite, nas nossas sensações, conclusões, análises, sínteses e decisões.

Portanto, quem não erra não é humano.

São os humanos que erram. Os animais não cometem erros. Se um animal comete um erro, então está doente. Em uma pessoa, esse é seu estado normal porque ela está em constante desenvolvimento. Sua evolução ocorre ao longo de toda a sua vida, enquanto para os animais não é assim.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Onde está a verdade?”, 27/08/11