Pena Prejudicial

549.02Pergunta: Você diz que não devemos sentir pena de uma pessoa quando ela recebe golpes; caso contrário, ela não os vencerá. Como podemos encontrar a linha entre sentir pena dela e tirá-la da descida?

Resposta: Você pode tirar uma pessoa de uma descida, mas com muito cuidado para não machucá-la. Você entende que as descidas são dadas a ela para que ela possa se levantar delas, começar a sentir novos estados e dominar o próximo estado. Se isso não acontecer com ela, então é uma pena.

Em nenhum caso você deve ajudá-la. Você deve ajudá-la apenas para que o processo pelo qual ela está passando realmente aconteça corretamente, ou seja, aproximá-la dos amigos e do contato com outras pessoas, dar-lhe a oportunidade de entender o significado do que está acontecendo para que ela trate sua descida corretamente, percebendo que uma descida não é uma descida, mas a aquisição de um novo egoísmo acima do qual ela deve agora se elevar.

Comentário: Quando as pessoas usam esse método, parece que, em princípio, elas não sentem o que estão fazendo.

Minha Resposta: Todos nós estamos em estados diferentes. Tem gente que é iniciante, e ainda tem quem não entende. Não há nada que você possa fazer.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Piedade Prejudicial”, 22/08/11