O Que Deve Ser Gravado No Coração

565.02Pergunta: Existe uma parábola sobre dois amigos que discutiram e um deu um tapa no outro. Este último escreveu na areia: “Hoje meu melhor amigo me deu um tapa na cara”. Chegaram ao rio. Aquele que levou um tapa na cara começou a afundar, mas o amigo o salvou. E o homem que estava se afogando escreveu em uma pedra: “Hoje meu melhor amigo me salvou”.

Aquele que salvou a vida de seu amigo perguntou-lhe: “Quando eu o ofendi, você escreveu na areia e agora escreve na pedra. Por quê?” O amigo respondeu: “Quando alguém nos ofende, temos que escrever na areia para que os ventos apaguem. Mas quando nos fazem coisas boas, temos que gravar na pedra para que nenhum vento possa apagá-la”.

Nosso mundo existe da maneira oposta. Se nos ofendemos, nos lembramos disso, talvez até para o resto da vida. Se coisas boas são feitas para nós, elas são esquecidas, esquecidas, esquecidas. Então vêm mais insultos e assim por diante; eles lideram a humanidade.

Esta é a mensagem certa a seguir: o ressentimento está na areia e as coisas boas que te fazem gravam na pedra?

Resposta: Depende do trabalho da pessoa sobre si mesma. Se ela quiser se elevar acima do animal em si mesma, escreverá suas queixas apenas na areia. Caso contrário, é muito difícil viver.

A pessoa deve elevar o eterno, o perfeito, que está acima do egoísmo, e registrá-lo em si mesma, em seu coração. E todas as coisas pequenas, insignificantes e ofensivas são escritas em você como se estivessem na areia.

Comentário: Mas haverá mais registros na areia do que na pedra. Há muito disso.

Minha Resposta: Não importa, é tudo temporário, tudo é apagado, lavado.

Pergunta: Como está escrito no coração? Você diz: “Escreva no coração”. Muitas pessoas imaginam o coração como um órgão. O que significa escrever só coisas boas no coração?

Resposta: Escrever no coração significa que estou tentando me impressionar com as ações especiais do meu próximo, de modo que elas me cortem como um cinzel em uma pedra, ou seja, esculpam o coração.

Pergunta: O que isso dá? Digamos que eu tenha muitos desses registros. O que acontece depois disso?

Resposta: Você será feito deles, isso é tudo. Desta forma, você trará um coração para si mesmo, consistindo nas boas ações de outras pessoas.

Pergunta: Digamos que eu tenha gravado em meu coração o bem que meu amigo me fez. E se de repente ele fizer algo ruim para mim, como isso vai me mudar?

Resposta: Você vai lavá-lo.

Pergunta: Posso fazer isso?

Resposta: Sim.

Pergunta: Então, quanto mais bons registros eu tiver em meu coração sobre esse amigo, mais rápido poderei lavar as coisas ruins que virão dele?

Resposta: Isso também é verdade.

Comentário: Hoje, muitas pessoas escrevem cartas para você e você continua dizendo que o Criador é bom e só faz o bem. E agora você está dizendo: “Isto é o que deve ser gravado no coração”. Exatamente isso.

Minha Resposta: Sim.

Comentário: Mas isso é difícil de esculpir, você olha o mundo e…

Minha Resposta: Imagine que você está no estado o tempo todo em que sente que o Criador é bom e faz bem a você e a todos. Como se torna doce viver!

Comentário: Doce se você pode quebrar a si mesmo.

Minha Resposta: Você não se quebra. Você eleva tal atitude para com o Criador em si mesmo, acima de seu animal.

Comentário: Mas você entende que meu animal sente todo esse horror que está acontecendo ao redor.

Minha Resposta: Ensine que não é isso que é necessário perceber na vida, mas sim o bem que se manifesta nesse meio tempo.

Pergunta: Se eu fizer isso como um exercício, que o tempo todo tento imaginar o Criador como bondoso, fazendo o bem, e escrever isso em meu coração, isso acontecerá?

Resposta: Então isso acontecerá, é claro. Você existirá desta forma.

Pergunta: E eu poderei justificar tudo, o que está acontecendo ao meu redor, e assim por diante?

Resposta: Aos poucos.

Pergunta: Mas eu vou?

Resposta: Sim, você vai.

Pergunta: Isso pode ser considerado um conselho prático?

Resposta: Claro. É tudo prático.

Pergunta: Então, a principal conclusão é que escrevemos todas as coisas boas e as gravamos em nossos corações?

Resposta: Perceba a vida como a melhor coisa que uma pessoa tem porque ela a recebe diretamente do Criador. E tudo o que ela não consegue perceber dessa forma, ela deve se relacionar com a qualidade oposta da natureza, que nos é dada para que nos mudemos e percebamos tudo como bem absoluto.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 18/05/23