De Onde Vem A Nobreza Em Nós?

571.03Pergunta: A natureza do homem é o egoísmo. Mas quando li os fatos das mortes no Titanic, me ocorreu que a orquestra continuou tocando até o fim. O Titanic estava afundando, algumas pessoas, mulheres e crianças foram colocadas em barcos, algumas pessoas ficaram a bordo, outras entraram em pânico, e o tempo todo a orquestra tocou, tocou e tocou até o fim, e afundou junto com o Titanic.

Entre outras coisas, havia algum bilionário que poderia ter comprado 30 destes Titanic, mas ele permaneceu no navio e disse: “Até que as mulheres e crianças estejam todas salvas, não posso deixar o Titanic”. Casais permaneceram. As mulheres foram salvas primeiro, mas algumas delas ficaram com seus maridos para terminar suas vidas juntas enquanto viviam juntas.

De onde vem essa nobreza em uma pessoa? Estou particularmente impressionado com a orquestra que ficou para tocar. Eles poderiam ter sido salvos, é o que dizem. De onde vem esse poder?

Resposta: Isso pode ser porque todos eles tocaram juntos e se apoiaram nisso.

Quanto às mulheres e aos homens, é natural que os homens, nesses casos, de repente sintam a obrigação de salvar mulheres, crianças e mulheres. E isso pode se manifestar em todos os lugares e em tudo.

Pergunta: Então, o fato de os quatro músicos ficarem juntos se apoiando e tocando até o fim, era essa força que os segurava?

Resposta: Sim. Porque eles se conectaram neste lugar, portanto, os manteve.

Pergunta: Você disse mais de uma vez que devemos buscar essa força juntos o tempo todo, constantemente, nós, cada indivíduo e o mundo. Nesse caso, algum estado pode ser ignorado, por assim dizer?

Resposta: Sim, neste caso não vamos nos afogar.

Pergunta: O que há nesta força?

Resposta: O fato de que todo mundo segura o outro. E o que aparece entre eles já é um poder especial do Criador.

Pergunta: Para onde vai o medo neste momento?

Resposta: Eles não sentem a si mesmos, eles sentem os outros e, portanto, não há medo.

Pergunta: Então, quando minha preocupação não é comigo mesmo, mas com o outro, o medo desaparece?

Resposta: Sim, a natureza do medo é apenas o autocuidado. E quando uma pessoa pensa nos outros, ela não tem medo de si mesma. Ela passa a cuidar da vida e do destino de outra pessoa, e isso é o mais importante para ela. Ela está, de certa forma, saindo de si mesma.

E a natureza do pânico que estava ao redor, ao contrário, se fecha em si mesma.

Pergunta: É possível dar alguns conselhos aqui? Em tal momento, em um momento de medo e pânico interno, dos quais existem muitos agora, como você pode escapar repentinamente para um nível diferente de vida?

Resposta: Para fazer isso, precisamos nos esforçar para nos conectar uns com os outros, para estarmos juntos. Então começaremos a nos sentir como uma parte comum de algo comum, superior. Vamos nos sentir bem e à vontade.

Pergunta: Eu quero perguntar a você como Cabalista, você fala o tempo todo sobre a conexão entre as pessoas, sobre uma boa conexão, e ao mesmo tempo você fala o tempo todo sobre a conexão com o Criador. Se eu fizer essa conexão com o Criador, o que acontece comigo, com o medo, com tudo em geral?

Resposta: Simplesmente desaparece.

Pergunta: Em que se transforma o medo?

Resposta: Ele não existe, evapora, porque a conexão com o Criador está acima do nível animal de nossa existência. É por isso que devemos lutar por isso.

Pergunta: Como faço para chegar a essa conexão? A conexão de uma pessoa com outra pode ser imaginada de alguma forma, mas como uma pessoa pode se conectar com o Criador?

Resposta: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.

Comentário: Mas é um próximo como você.

Minha resposta: Um vizinho é outro como você.

Pergunta: Onde está o Criador aqui?

Resposta: É nesta união que o Criador será sentido. É sentido precisamente entre você e o outro. Se você se esforça para sentir o outro como você mesmo, então, em vez de você e do outro, você sente o Criador que realmente preenche tudo, e não há outro além Dele.

Pergunta: Que tipo de sentimento é esse?

Resposta: Este é o sentimento de sair de si mesmo para outra dimensão, para outro espaço. Isso é o que dá a uma pessoa a sensação de uma nova existência.

Devemos nos esforçar para isso.

Pergunta: Esses quatro músicos que estavam juntos tiveram pelo menos um pouco de sentido do Criador entre eles naquele momento?

Resposta: Eu não acho que eles realmente tivessem um sentido do Criador, mas muito possivelmente eles experimentaram o sentimento de perfeição eterna, elevação acima da vida animal.

Pergunta: Então a música que eles tocavam, estava neles o tempo todo?

Resposta: Sim, eles estavam nela.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 15/05/23