Como Percebemos A Força Única Da Natureza

709Pergunta: Quais princípios do universo devemos tentar cumprir primeiro?

Resposta: Os princípios do universo não foram feitos para serem cumpridos. Os princípios são leis do universo: a lei da equivalência das qualidades, a lei da unidade geral de todas as partes do mundo e assim por diante. Eles não devem ser cumpridos em nenhuma sequência. Estas são as fundações, os tijolos do universo.

Digamos que temos a natureza diante de nós, que consiste, digamos, em 500 partículas elementares. Cada partícula não pode ser melhor ou pior que as outras. Isso é tudo natureza.

Com relação a nós, o único princípio da natureza é que ela é uma única força. Na medida em que a compreendemos, sentimos, alcançamos e revelamos, é como se a decompuséssemos em muitas forças, muitas manifestações e princípios diferentes.

Embora esta seja uma força única, nós a interpretamos como princípios separados, pois não podemos percebê-la globalmente. Suponha que vivamos em uma espécie de cosmos, e dentro dele está a construção do mundo, o universo. É um, mas não podemos explorá-lo como uma entidade única.

Podemos explorar separadamente os atributos que chamamos de física, os atributos chamados de química, os chamados de biologia, zoologia, botânica, geologia e assim por diante, porque hoje não temos experiência, conhecimento ou desenvolvimento suficientes para ver tudo como um todo. Portanto, dividimos a natureza geral em tais partes para que possamos de alguma forma falar e explorá-la. Não podemos levar tudo junto.

É o mesmo com os princípios. Existe apenas uma força dentro da qual existimos. Mas, para entendê-la, para perceber sua influência sobre nós e como nos criou e como nos conduz ao longo do caminho da evolução, dividimos seu impacto em níveis pessoais, gerais, históricos e diferentes, manifestações e assim por diante. Mas isso é em relação a nós porque assim é mais fácil para nós absorvê-la, abordá-la e senti-la.

Não podemos percebê-la globalmente. Não temos sensações suficientes para fazer isso, nem a capacidade de processar tudo e avaliar essa força. Nós não podemos! Isso se deve às nossas limitações em termos de processamento da informação, em compreendê-la de forma geral e simultaneamente em todas as suas profundidades e interconexões. Esta é a nossa fraqueza.

Portanto, o único princípio, que é chamado: “Um, único e unificado” é dividido em dezenas em relação a nós. Nós arbitrariamente o dividimos para nós mesmos em muitos princípios diferentes.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. Leis do Universo”, 27/03/11