Voz Interior: Inimiga Ou Amiga?

198Pergunta: Vamos falar sobre a voz interior.

Uma criança muitas vezes fala em voz alta para si mesma. Então acaba e essa voz interior entra. Além disso, uma pessoa fala com uma voz interior o tempo todo. Os cientistas dizem que a voz interior nos ajuda a tomar decisões, avançar em direção a objetivos, evitar erros e aproveitar os momentos felizes da vida.

Mas a voz interior também pode se tornar nossa inimiga, repreendendo-nos por erros e lembrando-nos de constrangimentos. Então não é fácil com essa voz interior e não é fácil controlá-la. Ela devora você e fica muito alta. Por que isso acontece e é possível controlá-la?

Resposta: Essa é a nossa natureza multilateral e multinível quando podemos falar sozinhos, discutir, fazer piadas sobre nós mesmos e assim por diante. Só os humanos a têm, ninguém mais a tem, nem mesmo os macacos.

Pergunta: Então posso zombar internamente de mim mesmo: “Veja o que eu sou”?

Resposta: Sim. Esta é uma característica muito interessante em uma pessoa porque é graças a ela que ela se eleva acima de si mesma e se controla.

Pergunta: Uma pessoa pode mudar graças a uma voz interior, graças a controlá-la?

Resposta: Sim, uma pessoa pode mudar graças à sua voz interior. Ela pode estar em contradição consigo mesma, repreender-se e culpar-se. Não para ser plana, mas multinível. Esta é uma propriedade especial muito boa nela. E quando você vê essas pessoas, essa nação, é especialmente sentido nelas como são ricas internamente.

Comentário: E aqui está o que parece, e até ouço com frequência: “O que você fez? Por que você fez isso? O que você fez lá?

Minha Resposta: É natural! Como uma pessoa pode se desenvolver se não a tem?

Pergunta: Isso é desenvolvimento?

Resposta: Isso é desenvolvimento, sem ela não há. Isso não é autodevorar, é uma autocrítica que determina o próximo grau superior.

Pergunta: Como você pode controlar a voz interior? É mesmo possível controlá-la?

Resposta: Você precisa se conectar com ela e tentar avaliar para onde ela o está levando. Ela me pega pela mão ou pela orelha e caminha ao meu lado, ou me segue, empurrando minhas costas, empurrando.

Isto é, devo entender minha voz interior, devo tentar determinar: onde ela funciona dentro de mim afinal?

Pergunta: De onde veio afinal?

Resposta: Eu acredito que é de cima. Este é o meu anjo, que me leva mais longe na correção, na superação de todos os tipos de dificuldades que ela mesmo coloca na minha frente. Ele me conduz por essas dificuldades como um adulto pega uma criança pela mão e a conduz, mostrando-lhe como passar por todos os tipos de obstáculos.

Pergunta: Você acha que quando eu caio, ele ainda segura minha mão naquele momento?

Resposta: Claro. E se não, especificamente para que eu caia e aprenda a cair e me levantar.

Pergunta: Você ainda o define como um pai bondoso?

Resposta: Não há mal algum no mundo. Na verdade, é sempre um bom anjo.

Pergunta: Então acontece que não há nenhum erro, certo? Aqui ela me disse algo, a voz interior: cometi um erro!

Resposta: Não pode haver erros porque eu não os cometo.

Pergunta: Você diz coisas muito elevadas. Se possível, diga-me como me relaciono com a voz interior e como vivo com ela?

Resposta: Eu preciso tratar com amor essa força superior, que encarna, veste-se de mim, guia-me, guarda-me e mostra-me o caminho certo em todos os momentos da minha existência.

E quanto mais eu tento senti-la, mais claramente vou entender que este é o Criador, e assim Ele me guia e me ensina. Chegarei a um ponto em que estarei constantemente em contato com Ele.

Pergunta: Então, devo me entregar, anular, perante Ele?

Resposta: Sim.

Pergunta: Então, siga essa força interior, como se estivesse indo com o fluxo?

Resposta: Não resista.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 03/02/23