O Pensamento Do Criador

610.2O pensamento da criação era deleitar os seres criados de acordo com Sua abundante generosidade. Por isso se imprimiu nas almas um grande desejo e anseio de receber Sua abundância.

Isso ocorre porque o desejo de receber é o vaso para a medida do prazer na abundância (Baal HaSulam, “Prefácio à Sabedoria da Cabalá”).

Pergunta: Acontece que inicialmente o Criador nos criou de tal forma que queremos receber prazer da conexão com Ele, e isso depende da medida de nosso desejo. O que significa receber prazer da conexão com o Criador?

Resposta: Esse fenômeno também existe em nossas vidas. Não precisamos entrar em algum espaço cósmico ou mergulhar em níveis espirituais. De acordo com seu desejo, uma pessoa pode sentir algo que deseja e pode até medir, pesar e contar a si mesma e aos outros sobre isso. Portanto, o desejo é uma condição necessária para que uma pessoa sinta algo.

Visto que o Criador deseja deleitar os seres criados, Ele criou neles o desejo de receber prazer Dele. Assim, existe o Criador que irradia prazer, e existem seres criados que recebem esse prazer, e eles devem sentir que o recebem do Criador. Tudo depende de nós.

No entanto, existem condições sob as quais podemos sentir o prazer que emana do Criador, ser preenchidos por ele, pesá-lo, defini-lo e até mesmo falar sobre ele.

De KabTV, “Prefácio à Sabedoria da Cabalá”, 14/05/23