Israel: 75 Anos De Guerra E Paz

421.01Pergunta: Chegamos a uma data marcante: 75 anos da independência de Israel. Já se passaram 75 anos desde que os judeus encontraram seu lar, 75 anos de guerras, 75 anos provando que este é o nosso lugar, que queremos morar aqui e assim por diante. Estes não foram anos fáceis.

Como você resumiria este 75º aniversário ?

Resposta: Eu gostaria que entendêssemos que o tempo não está funcionando para nós. Devemos admitir que aos olhos do mundo, apesar de todas as nossas tentativas de nos apresentarmos como os melhores, ainda parecemos os piores.

Comentário: Isso é um paradoxo. Temos grandes conquistas na medicina, em andamento, em tudo.

Minha Resposta: Absolutamente ninguém precisa disso de nós. Pelo contrário, se sofrêssemos, talvez um certo número de não-judeus nos amasse. Ou melhor, eles sentiriam pena de nós. Mas não desta forma.

Comentário: O grande Cabalista Baal HaSulam saudou a criação do Estado de Israel.

Minha Resposta: Ele esperava que este Estado de Israel fosse o certo.

Comentário: O que você considera certo?

Minha Resposta: É quando as pessoas que o habitarão tentarão mostrar ao mundo inteiro qual é o propósito da vida de uma pessoa na Terra.

Pergunta: Você o considera globalmente. E o fato de ter sido criado um lar para judeus perseguidos e exterminados?

Resposta: Para quê?

Pergunta: Para viver em casa, de modo que ninguém toque em você. Isso não é uma ideia?

Resposta: Isso é impossível para os judeus. Fomos expulsos de nossa casa. Em geral, nunca tivemos nossa própria casa. O fato de termos vivido várias centenas de anos, menos ainda, na terra de Israel no passado, não diz nada.

Pergunta: E quanto ao fato de que os templos foram construídos aqui?

Resposta: E daí? Pegamos a terra de outras nações e as construímos. Não havia nações aqui antes disso?

Rashi escreveu que as nações do mundo viriam e perguntariam: “Por que você tirou a terra das nações que viviam aqui?” E os judeus terão que responder. Ele pergunta, o que podemos responder? “Toda a terra pertence ao Criador. Ele a deu a outras nações, depois a tirou delas e a deu a nós”.

Mas isso é correto se seguirmos Suas instruções, vontade e desejo. No entanto, não fazemos isso. Portanto, não há vida para nós aqui e não haverá. Não haverá! Digo isso a todos e sempre.

Comentário: Começamos dizendo que é um feriado, mas o que você está dizendo não soa festivo.

Minha Resposta: Este é um feriado porque o povo recebeu a oportunidade, como diz o Baal HaSulam, de existir em sua terra e cumprir sua missão diante de toda a humanidade. Então, se a cumprirmos, porque essa oportunidade ainda existe, tudo dará certo e todos no mundo entenderão por que os judeus existem e o que devemos fazer.

Pergunta: Qual é a missão dos judeus e por que eles existem nesta terra?

Resposta: Os judeus existem para viver nesta terra em unidade uns com os outros, em tal unidade que será chamada de unidade absoluta. Quando eles forem capazes de mostrar a todas as outras nações um exemplo de como realmente viver sem guerras, sem violência, sem ódio mútuo.

Isso é o que devemos mostrar ao mundo inteiro. Então teremos o direito de existir. Todos entenderão por que existimos. E todos ficarão felizes em ver que existimos em nosso próprio pedaço de terra para traduzir tudo isso em ação e exemplo.

Pergunta: Então todos vão querer que este pedaço de terra exista, que os judeus vivam aqui e que eles prosperem?

Resposta: Sim. Em particular, nossos primos os árabes.

Pergunta: Nesse caso, o que é independência à luz do que você está dizendo?

Resposta: A independência é a independência do nosso egoísmo, quando podemos nos elevar acima dele e mostrar este exemplo a todas as nações do mundo como viver em conexão, amizade e reciprocidade. Todos vão querer segui-lo.

Esta é a nossa missão de cima. Portanto, somos uma nação especial nesse sentido, e não podemos fugir para lugar algum do cumprimento dessa missão. Mas pode levar vários milhares de anos até chegarmos a isso.

Pergunta: Milhares de anos?!

Resposta: Milhares. Já se passaram 2.000 anos? Outros 2.000 anos se passarão. Não importa quanto tempo demore, mas mesmo assim não poderemos fugir do cumprimento de nossa missão.

Podemos esperar que, nos próximos 2.000 anos, possamos entender alguma coisa, afinal.

Pergunta: Existe tal camada em nós que não pode ser penetrada?

Resposta: A camada egoísta é tal que talvez os próximos 2.000 anos façam algo por nós.

Pergunta: Mas de qualquer forma, de uma forma ou de outra, este não é o nosso trabalho, este é o trabalho do Criador. Ele pode muito bem fazer isso amanhã. Por que temos que esperar 2.000 anos?

Resposta: Somos obrigados, temos que concordar com este trabalho. Devemos esperar por tal revolução em nós mesmos quando queremos não competir uns com os outros, mas amar uns aos outros, “amar o próximo como a si mesmo” e poder transmitir isso como um exemplo para todas as outras nações do mundo.

Comentário: Você sempre disse que um bom empresário é um estrategista, ele espera muitos anos. Um mau empresário quer pegar algo rapidamente agora e pronto. Você é um homem de negócios que espera 2.000 anos. Você está envovido nisso, disseminando isso e, ao mesmo tempo, está dizendo que isso é…

Minha Resposta: Eu vivo isso todos os dias com a esperança de que depois de algum tempo, não estou dizendo 2.000 anos, mas como entendemos, ainda não hoje, as pessoas começarão a mudar.

Comentário: Para isso, você está pronto para continuar dizendo e repetindo hoje.

Minha Resposta: Para que isso comece a ser implementado em alguns milhares de anos.

Pergunta: Mas você ainda é um otimista?

Resposta: Não sou otimista. Digo que esta é a lei da natureza, e ainda seremos obrigados a implementá-la.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 20/04/23