Conflito De Razão

237Pergunta: Como você distingue se está na razão corpórea ou na razão espiritual?

Resposta: Depende se eu estou incluído em um grau superior, se eu me anulo diante dele. Ou talvez eu não esteja mais me anulando, mas subi a esse nível, estou nele, ou seja, começo a absorver sua razão em mim e substituo minha razão anterior por uma nova.

Pergunta: Pode haver um conflito de razão?

Resposta: Claro! Este é um conflito constante porque o próximo grau parece ser oposto ao atual para você, e sua lógica parece totalmente ilógica porque você tem que se anular, se conectar com os outros, ser um doador, sair de si mesmo e fazer algumas coisas aparentemente ilógicas.

Naturalmente, sua razão é contra isso. O que é considerado positivo no grau superior é negativo em sua razão hoje; é estúpido. Por que diabos você daria para os outros? Por que diabos você amaria seus inimigos? Por que diabos você só pensaria nos outros? E onde você está? Todas essas são ações, pensamentos e decisões ilógicas.

Tudo isso visa fazer com que você adquira uma atitude diferente em relação à realidade e se torne ilimitado, infinito. E quando você recebe para si mesmo, você está constantemente limitado em seu egoísmo. Você está cheio de alguma coisa e é isso, nada mais, então você tem que correr para algum outro prazer. Você provou um pouco, e novamente, como um ratinho: um pouco aqui, um pouco ali – essa é a sua vida.

Você nunca fica satisfeito e apenas fica exausto, seco. Isso o aborrece, torna-se desesperador, monótono e depressivo porque você sente que tudo isso é inútil e, finalmente, você morre.

E outra percepção da realidade é baseada na doação, isto é, em sair de si mesmo, quando você recebe constantemente novos desejos que existem em outras pessoas. Você atrai esses desejos para si mesmo, começa a considerá-los seus e os preenche.

Se esse desejo estivesse dentro de você, você sentiria um prazer muito pequeno. Veja como uma mãe alimenta seu bebê. Se ela comesse os 100 gramas de mingau que dá ao bebê, o que ela sentiria? E quando seu bebê come aqueles 100 gramas de mingau e fica satisfeito, como ela fica feliz! Quantas vezes o seu prazer é maior do que o prazer deste “pedaço de carne” que agora está saciado!

Esta é uma semelhança muito pequena do prazer, multiplicado muitas vezes, que recebemos ao satisfazer os outros, se primeiro alcançarmos o amor por eles.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. O Que é a Razão?”, 21/02/11