A Golden Gate Que Leva Ao Otimismo

202.0Pergunta: Há uma famosa ponte em San Francisco onde as pessoas frequentemente cometiam suicídio. Toda semana um homem vinha lá e olhava para baixo. Um dia, um motorista aproximou-se dele e disse: “Vejo você aqui com frequência. Caia na real. A vida é bela”. O homem sorriu e respondeu: “Eu sou a pessoa que mais ama a vida no mundo. Eu apenas desenvolvo esse sentimento ainda mais quando olho para baixo da ponte e percebo que a vida pode acabar”.

Se tivermos esse entendimento de que a vida pode acabar em um instante, em uma fração de segundo, isso aumenta nosso otimismo? O que você acha?

Resposta: Não sei. Depende se isso afeta uma pessoa. Eu estive neste lugar e passei por esta ponte mais de uma vez. É uma altura incrível. A água abaixo tem uma temperatura de sete a nove graus. Esta é a ponte Golden Gate.

Além disso, há tubarões lá embaixo. Portanto, se você não tiver a sorte de congelar em alguns segundos ou minutos, eles o comerão.

Comentário: Com suicídios, tudo está claro. Mas gostaria de saber sobre otimismo. O fato de que em um momento ele pode morrer aumenta o otimismo deste homem. Ele diz: “Mas eu estou vivo, e a vida é bela”.

Minha Resposta: Mas você pode pensar a mesma coisa ao atravessar a rua. Você não precisa ir a San Francisco para fazer isso!

Pergunta: Mas muitas pessoas ainda pulam da ponte e cometem suicídio, e ele apenas olha. Como podemos aumentar o otimismo? Você tem algum conselho para as pessoas? Especialmente hoje seria bom.

Resposta: O otimismo só aumentará em um bom ambiente onde haja amigos e companheiros. Quando podemos apoiar uns aos outros e entender como abordar de forma prática a revelação do otimismo real, então, é claro, é possível.

Comentário: Você está dizendo que nossa vida deveria consistir em criar tal círculo, e então nada é assustador.

Minha Resposta: Então nada é assustador. Nós existiremos nele.

Pergunta: Quais são minhas obrigações neste círculo?

Resposta: Apoio mútuo, cuidado e amor. É isso.

Pergunta: Isso significa que eu desenvolvo este círculo? Não entro apenas para receber.

Resposta: Claro.

Pergunta: Todos deveriam ter essa atitude?

Resposta: É contagioso, podemos infectar uns aos outros com ela. Se você entrar em tal círculo, gradualmente ficará infectado com a atitude delas. Eu acho que é possível.

Pergunta: E os pensamentos habituais de uma pessoa de que dou tudo a ela, transmito amor, mas não há nada nisso para mim. O que devemos fazer com tais pensamentos? Eles ocorrem com muita frequência.

Resposta: Também para chegar a um círculo que os destruiria em você. Pensamentos sobre você devem finalmente desaparecer.

Pergunta: Este é o resultado principal?

Resposta: Sim, para que você pense nos outros, não em si mesmo.

Pergunta: É possível dissolver assim e pensar apenas nos outros?

Resposta: Claro, depende do ambiente.

Comentário: Normalmente, você dá um exemplo de mãe que vive assim, se estivermos falando do nosso mundo corpóreo.

Minha Resposta: Bem, esta é uma mãe e estamos falando de uma pessoa comum.

Pergunta: É possível pensar neles o tempo todo, existir para eles?

Resposta: Sim. Devemos receber tal exemplo e tal atitude do ambiente.

Pergunta: Então podemos trabalhar com otimismo?

Resposta: Então você pode aproveitar a vida.

Pergunta: Entendo. Você disse que é assim que se aproxima do otimismo superior. O que é o otimismo superior?

Resposta: O otimismo superior é quando você sente que esta é a lei absoluta do mundo e que este é o sentido da existência: subir ao seu nível e existir nele.

Pergunta: Quando você diz otimismo, o que é?

Resposta: Otimismo é quando tudo é ótimo, tem seu próprio significado e gira exatamente de acordo com esta lei: ame o próximo como a si mesmo.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 30/03/23