Combinando Duas Abordagens Dentro De Mim

760.4Pergunta: Tudo vem do Criador. Mas poderia ter sido melhor, certo?

Resposta: Se não houvesse livre arbítrio, você diria: “É isso, vou em frente. Que seja como for”. Esse é um tipo de filosofia baseada no fato de que nada pode ser feito, tudo acontece por natureza e vamos usá-lo. Ou seja, vamos agir onde for melhor porque ainda não conhecemos as leis da natureza.

A Cabalá ensina que existe livre arbítrio; podemos encurtar nosso caminho de sofrimento e transformá-lo em prazer. Então, por que deveríamos agir frouxamente ou arbitrariamente?

O fato é que uma pessoa comum não pode combinar duas abordagens da vida: por um lado, não há mais ninguém além do Criador e Ele controla tudo e, por outro lado, todos devem dizer: “Tudo depende de mim, eu controlo tudo”.

Afinal, quem está no controle? A solução é muito simples, embora não caiba na nossa cabeça porque só trabalhamos em um mundo. Não podemos trabalhar em dois mundos ou na junção entre eles. Isso requer a criação de novos sentimentos em nós.

Para combinar ambas as abordagens dentro de si, é necessário chegar a um estado em que a pessoa no início de qualquer ação diga: “Se eu não sou por mim, quem é por mim?” ou seja, tudo depende de mim.

E depois de ter completado alguma ação, ela é obrigada a dizer: “Tudo isso foi originalmente planejado, decidido, estabelecido e executado pelo Criador, e minhas ações não deram em nada. Mesmo se eu não os fizesse, ainda conseguiria o mesmo resultado”.

Isso é impossível para nós entendermos. Não temos qualidades do espaço bidimensional. Por bidimensional, queremos dizer nossa existência em duas dimensões. Estamos apenas em uma dimensão, a nossa e, portanto, não podemos combinar esses conceitos dentro de nós.

De KabTV, Eu Recebi uma Chamada. O Que é Livre Arbítrio?”, 16/03/11