“Qual É O Significado De Deuteronômio 5:15, Onde Está Escrito: ‘Lembra-te De Que Foste Escravo Na Terra Do Egito, E Que O Senhor Teu Deus Te Tirou De Lá’?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É O Significado De Deuteronômio 5:15, Onde Está Escrito: ‘Lembra-te De Que Foste Escravo Na Terra Do Egito, E Que O Senhor Teu Deus Te Tirou De Lá’?

De acordo com a sabedoria da Cabalá, o estado de escravidão no Egito significa que estamos sob o controle completo do desejo de desfrutar apenas para benefício próprio, ou em outras palavras, o ego humano.

A partir de tal estado, embarcamos em uma jornada interior para corrigir nosso desejo, para que não desfrutemos egoisticamente, ou seja, apenas para o benefício próprio, mas para o benefício dos outros e do Criador, que é um desejo oposto ao nosso: para dar, amar e conectar positivamente.

Essa inversão de nossa intenção é considerada uma correção de nossa natureza e é descrita na Torá como sair do Egito e entrar na Terra de Israel.

Essa correção do nosso ego de priorizar o benefício próprio para priorizar o benefício dos outros e da natureza descreve o caminho espiritual que percorremos até nosso estado final eterno e perfeito, chamado “o fim da correção” (“Gmar Tikkun” em hebraico).

Em cada estágio deste caminho espiritual, precisamos sair de nosso ego chamado “Egito” e gradualmente começar a revelar a força do amor e doação na natureza chamada “o Criador”. Fazer isso nos leva a uma grande alegria e a uma grande surpresa que o Criador preparou para nós.

Portanto, nossa necessidade de lembrar que éramos escravos no Egito significa que estávamos no desejo de desfrutar apenas para nós mesmos, o que nos controlava completamente, e que o Criador nos tirou de nosso desejo egoísta. Precisávamos sentir que não poderíamos sair de nosso desejo egoísta a não ser conectando-nos um ao outro e alcançando um pedido mútuo sincero – uma oração – para sair de nosso ego. Recebemos então acesso a uma nova natureza de amor, doação e conexão positiva com os outros, através da qual descobrimos uma realidade harmoniosa, pacífica e alegre.

Esse sentimento é muito especial porque uma parte dele penetra em nosso desejo de desfrutar e outra parte resiste ao nosso desejo. Com esse contraste interno, podemos examinar as forças que operam em nossa natureza egoísta, se e quanto podemos sair do controle dessas forças e como a força superior – o Criador – nos concede essa habilidade especial.

Baseado na Lição Diária de Cabalá com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 27 de março de 2023. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Viktor Forgacs em Unsplash.xt