Toda A História Da Humanidade Em Uma Frase

202.0Comentário: Há uma parábola sobre um governante oriental que queria conhecer toda a história da humanidade. Um sábio trouxe para ele quinhentos volumes. O governante respondeu: “Quem pode ler isto? Coloque-o de forma concisa”.

Vinte anos depois, o sábio voltou com cinquenta volumes. Mas o rei já era velho, então ele o mandou embora novamente.

Mais vinte anos se passaram. E o velho sábio de cabelos grisalhos trouxe ao governante um único volume contendo toda a sabedoria do mundo. O governante estava em seu leito de morte e não teve tempo de ler nem um livro. Então o sábio contou a ele a história da humanidade em uma linha: “Uma pessoa nasce, sofre e morre”.

É esta a história da humanidade?

Minha Resposta: São quinhentos volumes, sim.

Pergunta: Você pode imaginar?! Toda essa sabedoria e história, tanto foi dito, e como resultado trazemos uma frase: “Uma pessoa nasce, sofre e morre”. Este é o nosso mundo?

Resposta: Claro. E estamos girando nele para adicionar mais e mais volumes, volumes, volumes.

Pergunta: A pergunta é: Por que nascer?

Resposta: Por que nascer? Em princípio, isso é incompreensível para uma pessoa. Portanto, ela não vê nem o começo nem o fim. Ela se vê apenas no nível animal: o nascimento de um corpo animal, o sofrimento de um corpo animal, alguns prazeres de um corpo animal e a morte de um corpo animal. Nada mais.

Comentário: Não podemos sair do chão, por assim dizer.

Minha Resposta: Se não podemos ir mais alto, não entendemos o significado.

Pergunta: Então, se não podemos subir mais alto, toda a história da humanidade é: uma pessoa nasce, sofre e morre. E se podemos subir ou queremos subir mais alto, o que se torna a história da humanidade?

Resposta: Então é necessário desapegar-se do corpo animal, elevar-se acima dele e não viver de acordo com seus desejos, aspirações e assim por diante. Então você começará a sentir o que seu corpo espiritual exige de você.

Pergunta: No que essa fórmula se transforma? Acontece que o que nasce é quando eu me elevo acima do egoísmo? Nasce e depois sofre, então no que se transforma?

Resposta: A pessoa se separa do egoísmo, eleva-se acima dele e começa a sentir a natureza de uma forma diferente, em doação, em amor e em conexão e reciprocidade. Não em receber, como no corpo animal, mas em doar, como no corpo espiritual.

Pergunta: Em que se transforma o sofrimento?

Resposta: Em prazer.

Pergunta: Então você disse: “Aproveite e viva para sempre”, É esta a fórmula da verdadeira humanidade?

Resposta: Sim.

Comentário: É muito amargo para mim que nossa fórmula terrena seja “nascer, sofrer e morrer”.

Minha Resposta: E sem ela não haveria outra. Não seríamos capazes de alcançar a forma eterna por meio de nossos próprios esforços, nossas próprias capacidades.

Pergunta: Então deveria haver uma fórmula inicial para que a atingíssemos e quiséssemos sair dela?

Resposta: Sim.

Comentário: Já dura milênios. Milênios, milênios, milênios.

Minha Resposta: E daí?

Comentário: Estamos escrevendo volumes de história!

Minha Resposta: Essas são almas! E o que há nessa história e volumes?! Tudo isso não é nada!

Pergunta: Então uma pessoa deve nascer para viver para sempre, certo?

Resposta: Claro. Acho que já estamos chegando nisso aos poucos.

Meu otimismo vem do pessimismo absoluto do nosso mundo. Acho que a humanidade vai se abalar, Que não vamos aceitar viver para essa vida.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 05/01/23