O Ritual Em Torno Da Comida

549.01Pergunta: A refeição dos Cabalistas é muito importante. Esse é um dos principais eventos para eles. Tradicionalmente, quando se reuniam, realizavam ações-chave durante a refeição?

Resposta: Acho que as pessoas entenderam há muito tempo a grande importância de comer juntas. Eu não acho que passou dos Cabalistas para todas as outras culturas. Talvez venha da Antiga Babilônia.

Mas o mais importante é que uma pessoa sente que é assim. Ela sente isso, entende isso e não vê melhor meio de reaproximação do que tomar uma xícara de café ou almoçar com outra pessoa e convidar outra pessoa para comer.

Como o alimento é o elemento mais necessário para nossa existência, ao oferecê-lo a outra pessoa, você mostra sua preocupação e inclusão em seus problemas e necessidades.

Veja como isso acontece com as crianças; uma criança à mesa deve sempre ter algo na mão para complacência ou mesmo nas duas mãos, porque não basta para ela segurar um waffle com uma das mãos.

Um cara convida uma garota para sentar em um café; diplomatas se reúnem em recepções diplomáticas; em todos os lugares tudo está ligado ao ritual em torno da comida.

Do antigo ritual, quando as pessoas se sentavam ao redor do fogo, vinham todos os outros: quem senta mais alto, quem fica mais embaixo, quem é o primeiro a receber a comida, quem faz o brinde, como se corta um pedaço de caça, quem pega qual peça, e assim por diante.

Entre os Cabalistas e em geral em todas as religiões, isso está ligado à psicologia interior de uma pessoa.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. A Comida Mais Deliciosa”, 19/05/12