Convenção Como As Batidas De Um Só Coração

944Antes de mais nada, devemos revelar quem somos, ou seja, que pertencemos não apenas ao mundo inanimado, vegetativo e animado, mas ao sistema global da natureza, que é integral, conectado e interdependente. Existimos sob o controle de uma força que age sobre nós de cima sem nos perguntar porque ela tem um programa pré-determinado.

Mesmo antes de aparecermos no grau deste mundo de acordo com sua decisão, já estava planejado que dependeríamos um do outro como um homem com um coração para revelar essas conexões. Justamente por sermos tão diferentes, desconectados, distantes e opostos, mas ansiamos por nos conectar acima de todas as nossas diferenças, montamos a partir desses opostos um mecanismo que se chamará “Venha e Veja” (BoReh), o Criador.

Como somos seres criados, avançamos revelando tudo desde o contraste dos opostos, como o preto sobre um fundo branco; caso contrário, não seríamos capazes de examinar, estudar e perceber diferentes qualidades.

Portanto, quanto mais a humanidade se desenvolve, maior a separação que sentimos e, finalmente, começamos a nos odiar e nos repelir. O desenvolvimento sempre ocorre ao longo de duas linhas: esquerda e direita. Primeiro, a linha esquerda é revelada: antipatia, ódio e inimizade. Então percebemos a essência da criação, sua correção, e que somente o Criador controla as duas linhas, tanto a esquerda quanto a direita.

Então começamos a nos aproximar e nos conectar a tal ponto que nos tornamos como um homem com um só coração.

Todas as correções ocorrem em duas etapas: a linha esquerda e a linha direita. É assim que o coração bate; ele opera em duas direções: bombeando sangue e empurrando-o para fora. Se agirmos desta forma sem interromper o fluxo que flui em ambas as direções, dentro e fora, dentro do coração e dentro de nossa vida, somente dessa forma sentiremos nossa realidade e a realidade do Criador, e neste movimento sentiremos nós mesmos e nossa vida.

Portanto, temos que trabalhar na conexão em uma dezena. Embora cada um de nós seja capaz de realizar apenas uma ação parcial, ainda trabalhamos juntos como peças de um motor que executam funções diferentes, mas em prol de um objetivo, uma ação e um resultado comum.

É exatamente assim que precisamos ver o grupo Cabalístico mundial, como um corpo onde todos estão focados no propósito da criação e todos estão prontos para fazer de tudo para alcançá-lo na medida de sua compreensão de seu papel, sentimentos e habilidades dado a eles pelo sistema geral da criação.

Portanto, o principal é se conectar para uma ação comum. Nesse sentido, ninguém é igual ao outro, mas todos trabalham para atingir um objetivo comum. Somos muito diferentes nesse trabalho, e as diferenças só vão aumentar. É assim que os discípulos de Rabi Shimon a princípio não sentiam as diferenças entre eles e, quando avançavam, às vezes queriam se matar.

Assim, à medida que nos desenvolvemos, descobrimos nosso confronto e oposição, a distância entre nós. Mas quando alcançamos a conexão, revelamos nela todas as qualidades do Criador e toda a Sua natureza do lado da criação, tornando-nos semelhantes a Ele e fundindo-nos com Sua natureza.

Portanto, o caminho da correção é a conexão em uma dezena, uma união correta. Completando-se na dezena, todos atingem a perfeição. O Criador constrói a partir de nós a estrutura de um homem, Adão, semelhante a Ele. Este sistema se torna tal que o Criador se veste nele e é revelado a todas as partes da criação, a todas as almas. Esse é o Seu propósito em relação a todos os seres criados.

Depois da conexão que alcançamos no Congresso, não importa para que parte do mundo vamos, devemos nos sentir como partes de um mesmo corpo que se completam. Precisamos estar conectados uns com os outros como uma mãe que sente seus filhos e o que está acontecendo com eles, mesmo que estejam longe, e ela pensa neles o tempo todo. Nossa conexão deve ser ainda mais forte porque pertencemos a um corpo espiritual.

Se ansiarmos por tal conexão, revelaremos a realidade superior que existe em uma forma eterna e perfeita acima desta realidade corpórea que é revelada dentro de nós agora.

Da Lição Diária de Cabalá 22/02/23, “Preparando-se para a Abertura do Coração no Congresso”