O Diamante Está Em Você

198Comentário: Existe uma parábola budista sobre um batedor de carteira profissional que vivia na cidade dos joalheiros. Um dia, ele viu um homem comprar um enorme diamante incrivelmente impressionante que esse batedor de carteira quis adquirir a vida toda. Então, ele seguiu o homem, entrou no trem e sentou-se no mesmo compartimento. Assim que o homem adormeceu, ele verificou todas as roupas do homem, mas não conseguiu encontrar o diamante. Quando o homem saiu para o banheiro, ele verificou as bolsas e malas do homem, mas ainda não conseguiu encontrá-lo.

Ao sair do trem, o batedor de carteira o seguiu e lhe disse com seriedade: “Sou um batedor de carteira, um profissional. Eu nunca falho. Tudo estava limpo. Eu o segui para dizer que não consegui encontrar o diamante que queria roubar de você.

O homem respondeu: “Eu vi você imediatamente. Quando eu estava comprando o diamante, percebi que você iria me seguir, que queria este diamante. Então eu o escondi onde você não iria procurá-lo.”

“Onde é esse lugar?” — exclamou o batedor de carteiras.

“Eu escondi no seu bolso”.

Em conclusão, o “diamante” que você procura está bem ao seu lado, mais perto do que sua respiração.

Sempre procuramos esses “diamantes” em algum lugar por aí. O tempo todo. Dedicamos nossas vidas a isso, lutando, odiando, procurando. Mas, na verdade, está tão perto. Está bem aqui – em nosso “bolso”, em nós.

O que é esse “diamante”? E por que não podemos encontrá-lo?

Resposta: Encontre o verdadeiro você, não procure algo nos outros; não está lá. Todo mundo tem o seu. É preciso encontrar a sua própria alma, o que há de mais íntimo. Então a pessoa encontrará tudo na vida. Mas se você procurar nos outros, nunca o encontrará. Não será seu.

Pergunta: O que significa encontrar a si mesmo?

Resposta: Encontrar a si mesmo é encontrar sua conexão com o Criador, o ponto mais íntimo do coração. Esta é a grande pedra especial.

Pergunta: Esta conexão com o Criador, este diamante, é encontrado em cada pessoa?

Resposta: Em todos. Este é o ponto de conexão com o Criador. Este é o nosso diamante pessoal.

Pergunta: Todos devem encontrá-lo?

Resposta: Claro.

Pergunta: Sempre caímos em desespero. Continuamos procurando, mas não encontramos, procuramos, mas não encontramos. Devemos enfrentar o desânimo constante e fazer todos os esforços para encontrá-lo?

Resposta: Calma, porque esse diamante está em você. Você só precisa encontrar a conexão com o Criador dentro de você.

Pergunta: Quando a sabedoria chega a uma pessoa de que tudo está em mim?

Resposta: É o resultado da experiência.

Pergunta: E a experiência, deve ser amarga?

Resposta: Leva tempo. Algumas décadas.

Pergunta: E quando chegar ao fato de que tudo está em mim, estarei em paz?

Resposta: Naturalmente. Afinal, você encontrou o ponto central do seu mundo – onde o Criador e você existem.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 15/12/22