A Luz Muda A Natureza Humana

237Pergunta: Ao estudar Cabalá, a perspectiva de uma pessoa muda. Talvez para alguém pareça pura psicologia que uma pessoa se ajuste à influência de alguma força que a muda, mas, na verdade, ela se torna completamente diferente. É assim que funciona a psicologia dela ou, como você diz, a luz a muda?

Resposta: É a luz! Apenas luz!

A psicologia funciona em nosso mundo quando uma pessoa substitui um desejo por outro, um objeto de prazer por outro e faz cálculos egoístas: o que é melhor, o que é pior, onde apanhará menos, onde poderá roubar mais e assim por diante.

Pensar em como sair da depressão e superar seu humor, como realizar seus dados naturais internos, como se comportar com outras pessoas para se tornar melhor: esses são truques puramente egoístas.

E a luz muda a própria natureza do homem. Portanto, a psicologia não pode ajudar aqui. Ela traz a pessoa para isso, ajuda-a a perceber todos os seus problemas, e então ela deve trabalhar em grupo, com a luz, para mudar a si mesma.

Pergunta: Mas como isso acontece? Que mecanismo muda em uma pessoa? Onde pinga aquela porção de luz que muda a alma ou outra coisa?

Resposta: A luz afeta as intenções egoístas que são construídas com base no mesmo princípio das intenções altruístas e espirituais, apenas na ordem inversa.

Afinal, antes havia apenas um sistema de doação, e então sua quebra criou o sistema oposto: recepção. Ambos os sistemas são opostos um ao outro, e uma pessoa deve escolher sob qual deles será influenciada.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. Ligado!”, 31/03/12