A Civilização Do Amor Global

632.3Nas Notícias (Big Think):Em 1973, um programa de computador foi desenvolvido no MIT para modelar a sustentabilidade global. Em vez disso, ele previu que em 2040 nossa civilização terminaria. … Mas o que o computador imaginou na década de 1970 está se tornando realidade. A máquina pode estar certa?

“A previsão, que reapareceu recentemente na mídia australiana, foi feita por um programa apelidado de World One. Foi originalmente … encomendado pelo Clube de Roma para modelar o quão bem o mundo poderia sustentar seu crescimento. …

“Os cálculos do modelo levaram em consideração as tendências nos níveis de poluição, crescimento populacional, quantidade de recursos naturais e qualidade geral da vida na Terra. As previsões do modelo para a piora da qualidade de vida e a diminuição dos recursos naturais até agora foram irritantemente acertadas.

Pergunta: Se o colapso da civilização na forma em que a conhecemos é previsto, em que forma a civilização existirá?

Resposta: Deixe-os transmitir o que o computador indicou para os próximos 20 anos. E veremos até que ponto é certo ou não. Eu não ouvi ou li nada sobre este computador. Quero ver o que está escrito e o que se tornou realidade, não algumas releituras.

Pergunta: Mesmo que sejam histórias e contos de fadas, por favor, diga-me o que sente: “Que tipo de civilização haveria se não houvesse ninguém como hoje?” Em geral, tal civilização provavelmente não é necessária.

Resposta: Não. É necessária apenas para perceber o erro de seu caminho.

Pergunta: Que tipo de civilização haverá no futuro? Não em 2040 ou 2050, mas em geral, que tipo de civilização teremos?

Resposta: A civilização será construída sobre amor universal, interconexão e assistência mútua. É concreto. Mas isso é depois de perceber o mal da nossa civilização.

Pergunta: E como teremos consciência disso? Através de golpes?

Resposta: Aqui está o nosso problema. Ou o realizamos pelo bem ou pelo mal, com um bastão para a felicidade ou na consciência do caminho correto.

Pergunta: Estou interessado na sua opinião de como vamos perceber isso e ver o que está acontecendo?

Resposta: Acho que com um pedaço de pau. Até agora, é improvável que a humanidade tenha percebido alguma coisa. É preciso que cada pessoa reconheça o mal de sua natureza. Então ela fará algo consigo mesma e não com os outros.

Pergunta: Para fazermos algo conosco, serão necessários golpes fortes?

Resposta: Espero que não, mas em geral tudo leva a isso.

Pergunta: E como esse vetor se desdobra? Já dissemos mais de uma vez que vivemos na crítica dos outros, na captura dos outros. E como o vetor se desdobra?

Resposta: O vetor comum deve nos levar a perceber que somos inimigos uns dos outros e nisso somos inimigos de nós mesmos.

Pergunta: Então, este não é meu inimigo, mas meu inimigo está dentro de mim. Esta é a principal coisa a que devemos chegar?

Resposta: Sim.

Pergunta: Então chegamos ao futuro através do amor, como você diz?

Resposta: Sim. Chegamos ao futuro através do amor e à vitória do bem sobre o mal.

Pergunta: E quando o amor, a bondade e uma atitude bondosa prevalecerem, o que as pessoas farão?

Resposta: As pessoas vão desistir de todo trabalho desnecessário e vão pescar, ir à praia, ao mar, cuidar das crianças, passear no parque com flores no cabelo, ouvir o canto dos pássaros e gravar o canto dos pássaros. Assim será a vida. Todos se curvarão uns aos outros.

Em geral, esta é uma visão idiota do futuro.

Pergunta: O que você acha que é real? Quando o amor…

Resposta: Uma pessoa não pode existir sem luta. E a luta por quê? Pela colheita? Por territórios? Onde uma pessoa sente que está fazendo algo, criando?

Pergunta: Mas o que acontece se o amor governar o mundo? Onde está a luta, qual é a luta?

Resposta: A luta será conseguir demonstrar amor cada vez mais. Será muito difícil. Esta é a parte mais difícil.

Pergunta: Então há dramas e tudo mais?

Resposta: Claro.

Pergunta: Mas com alegria, com amor?

Resposta: Ainda será com dramas. Sem isso, uma pessoa não pode existir.

Pergunta: Mas ainda estamos nos movendo em direção ao amor?

Resposta: Sim.

Pergunta: Assim, tal meta será estabelecida e a pessoa irá em direção a ela. O que você quer dizer com a palavra “amor” agora, quando a diz?

Resposta: Quando valorizo o outro acima de mim.

De KabTV, “Notícas com o Dr. Michael Laitman”, 15/12/22